Por paulo.gomes

Rio - Três comunidades pacificadas tiveram registro de tiroteios na madrugada desta quinta-feira. Os moradores do Complexo do Alemão, Rocinha e Mangueira tiveram, mais uma vez, que conviver com os confrontos entre policiais e traficantes. O caso mais grave aconteceu no Alemão, onde criminosos atacaram a base da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rua Canitar.

Por volta das 1h30, um grupo de 15 a 20 criminosos atacaram a base da UPP da Rua Canitar. Cerca de dez policiais foram encurralados durante o atentado. Equipe de policiais num blindado fizeram resgate dos PMs e houve troca de tiros.

Dois suspeitos foram baleados. Adriano de Souza da Silva, de 20 anos, morreu no local e outro, de 22 anos, foi socorrido para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, onde permanece em observação.

“Deram um ataque de 360 graus na base da UPP, ou seja, cercaram o local e efetuaram muitos disparos de pistola 9 milímetros, arma usada pela facção criminosa Comando Vermelho. A situação foi crítica, pois os bandidos estavam escondidos na mata, becos e vielas”, disse um policial que participou do resgate.

Durante o confronto, a polícia apreendeu uma mochila contendo um rádio transmissor, 14 trouxinhas de maconha, 176 papelotes de cocaína, 70 pedras de crack, 41 frascos de cheirinho da loló, uma pistola 9 milímetros e três livros de contabilidade do tráfico. Num dos cadernos, havia o comprovante de pagamentos a advogados e até do enterro de um jovem, morto no sábado, em Nova Brasília, segundo agentes.

Alguns PMs tiveram que se abrigar na casa de um morador durante o tiroteio. Nenhum militar ficou ferido. Criminosos ameaçaram lançar granadas contra eles. Os policiais cercados pelos bandidos prestaram depoimento na 22ªDP (Penha) durante a madrugada.

Na Rocinha, os PMs foram atacados a tiros na localidade conhecida como Vila Verde, no alto da comunidade. Houve revide por parte dos policiais e os criminosos fugiram. A polícia está realizando buscas na local para tentar prender os bandidos. E na Mangueira, o confronto foi entre traficantes de facções rivais que disputam o tráfico de drogas na comunidade. O tiroteio aconteceu no Morro dos Telégrafos e não há registro de feridos.

Você pode gostar