Por thiago.antunes

Rio - Fiscais do Procon realizaram, nesta quarta-feira, a segunda etapa da Operação Linha Branca para fiscalizar lojas de departamento com foco na venda de eletroeletrônicos em geral. Os agentes estiveram em filiais das Casas Bahia e 27 lojas foram vistoriadas, sendo que 21 delas receberam autuações e serão multadas.

Em 16 lojas das Casas Bahia os fiscais constataram a ausência de preço nos produtos expostos na frente e no interior da loja. Os fiscais encontraram encartes da rede com valores de produtos à venda em seis das filiais vistoriadas. Os produtos eram anunciados nos encartes com o valor da parcela na compra a prazo tendo mais destaque do que o preço à vista, contrariando o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Procon autuou rede de lojas em açãoDivulgação

Na filial localizada na Rua Dias da Cruz, 19, no Méier, além da ausência de preço nos produtos expostos, havia cartazes em produtos à venda apenas com os dizeres “menor preço”. Porém nenhum preço era informado ao consumidor. Essa prática fere o direito do consumidor à informação clara e precisa, estabelecido pelo CDC.

Apenas seis lojas vistoriadas da rede não apresentaram irregularidades. As filiais que não foram autuadas são as localizadas na Rua Uruguaiana, 5, no Centro; na Rua do Catete, 265; na Rua Cardoso de Morais, 80, em Bonsucesso; no Boulevard Rio Shopping, em Vila Isabel; na Rua Apiacás, 395, na Taquara; e no Shopping Via Brasil, em Irajá.

Na primeira ação da operação realizada na terça-feira, o Procon encontrou irregularidades em todos os 12 estabelecimentos vistoriados da rede de lojas Ricardo Eletro. Linha Branca, o nome da operação, é como se define os eletrodomésticos de maior porte, como geladeira, fogão, microondas e freezer.

A assessoria da Casas Bahia informou que  a empresa "pauta as suas ações no respeito e na transparência com seus consumidores, fornecendo todas as informações necessárias que atendem as determinações do Código de Defesa do Consumidor. Sobre a operação realizada pelo Procon/RJ, a empresa informa que já está realizando medidas para adequação".

Você pode gostar