Por marcello.victor

Rio - Bombeiros do quartel de Campinho controlaram na madrugada desta quinta-feira, um incêndio de grandes proporções em uma região de mata do Morro da Serrinha, entre os bairro de Madureira e Vaz Lobo, na Zona Norte do Rio. As chamas começaram na noite de quarta-feira.

Moradores assustados postaram mensagens nas redes sociais: "Comunidade da Serrinha Madureira! Muito fogo e Moradores acuados!". Eles iniciaram um protesto na Avenida Ministro Edgard Romero, uma das principais do bairro, devido a demora na chegada dos bombeiros. De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, a CET-Rio não informou sobre qualquer tipo de interdição para manifestação na via.

Moradores protestam na Avenida Ministro Edgard Romero%2C uma das principais de Madureira%2C devido a demora na chegada dos bombeirosSeguidor %40thiagocarioca01

O incêndio pode ter sido provocado por traficantes que controlam a venda de drogas na comunidade. No início da tarde, policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realizaram uma operação no Morro da Serrinha, com o apoio de três veículos blindados e de um helicóptero do Grupamento Aéreo Marítimo (GAM). Três homens foram detidos e levados para a 29ªDP (Madureira).

O chamado aos bombeiros para o combate ao fogo ocorreu por volta das 20h. No entanto, segundo moradores, antes da chegada do Bope para a operação da tarde traficantes foram vistos ateando fogo em uma área de mata. Eles tinham ficado encurralados em um beco da localidade conhecida como Da Mata. Mesmo com a ação da polícia, foi possível ainda avistar ruas com barricadas do tráfico. Assustados, comerciantes se limitaram a dizer que o tiroteio é diário.

“Tem dado prejuízo ao comércio e tirado a paz dos moradores. Vivemos nesta guerra que não tem fim”, contou um deles, sem se identificar.

Em fotos divulgadas na última terça-feira nas redes sociais, descalços e assustados%2C homens armados parecem estar fugindoReprodução

No mesmo horário da operação, a professora Márcia Pacheco, de 34 anos, foi ferida na Rua Dagmar da Fonseca. Ela foi atingida no pescoço e no queixo por estilhaços de bala. A vítima foi socorrida no Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes. A polícia ainda não sabe de onde partiu o tiro. A via fica a cerca de um quilômetro do Morro do Cajueiro.

A operação do Bope foi desencadeada um dia após fotos de criminosos armados de pistolas e fuzis na Avenida Ministro Edgar Romero serem publicadas pelo DIA. Recentemente, o jornal publicou reportagem mostrando que os traficantes de Madureira usam o Facebook, sem a menor preocupação, para se exibir armados e também para mandar recados para inimigos, principalmente de morros próximos, como Cajueiro e Congonha. Alguns, inclusive, já foram presos por isso.

Você pode gostar