Por thiago.antunes

Rio - A frente fria que trouxe chuva e ajudou a eliminar os focos de incêndio que devastaram 1.840 hectares do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na Região Serrana, desde o dia 7, também deixou sem luz moradores de nove municípios do estado entre a noite de domingo e a manhã desta segunda-feira, devido a fortes rajadas de vento. Antes de a chuva cair no domingo, a situação tinha se agravado na Região Serrana. Devido ao clima seco e aos fortes ventos, o fogo avançou até a estrada Petrópolis-Teresópolis. Após a noite de chuva, bombeiros sobrevoaram a região e informaram que não havia mais focos de incêndio.

No entanto, o tenente-coronel Edson Ney Curvello afirmou que agora a preocupação é com deslizamentos. “O tempo ainda está seco, mas, se chover vários dias seguidos, o risco aumenta”, ressaltou, lembrando que queimadas tiram a proteção do solo. Um efetivo de 600 bombeiros, com apoio de helicópteros, participou das duas semanas de operação. Também ajudaram no combate às chamas 129 pessoas, entre equipes de apoio operacional, combatentes e brigadistas do Instituto Chico Mendes e Ibama.

A ciclovia de Ipanema ficou cheia de areia arrastada pelos ventosAlessandro Buzas / Agência O Dia

A mudança de tempo também trouxe transtornos para os municípios que ficaram sem luz por conta das fortes rajadas de vento durante a madrugada. Segundo a Ampla, faltou luz em partes de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Macaé, Campos, Magé, Araruama, Petrópolis e Teresópolis. No Rio, a ventania derrubou galhos e derrubou a energia em parte da Rua Jardim Botânico. Na Ponte Rio-Niterói, os carros que trafegavam estavam sendo liberados em comboio nos dois sentidos devido aos fortes ventos.

Segundo a meteorologista Bianca Lobo, do Climatempo, a frente fria deve perder força. Porém, outra é esperada no fim de semana. “Deve parar de chover, mas a frente fria ainda pode provocar rajadas de vento. No fim de semana, é prevista uma chuva com grande volume, que pode ajudar na recuperação da umidade do solo queimado”, disse.

Você pode gostar