Por paloma.savedra

Rio - Apesar do esquema especial de patrulhamento na orla da Zona Sul, com a Operação Verão da Polícia Militar, o primeiro dia do horário de verão, registrado neste domingo, foi marcado por tumulto nas areias e terminou com 111 pessoas detidas, suspeitas de furtos e roubos. Os números foram divulgados na manhã desta segunda-feira, pela corporação, que, apesar disso, chegou a avaliar como tranquila a ação de domingo. 

Milhares de banhistas disputavam espaço nas areias de Ipanema%2C no domingo. Primeiro dia do Horário de verão teve ainda tumulto e furtos nas praiasDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

A Operação Verão deste ano foi antecipada para o dia 14 de setembro, com o objetivo de coibir arrastões na orla carioca. O patrulhamento conta com 650 homens dos batalhões da região e apoio dos batalhões de Choque e de Ação com Cães, além de guardas municipais e Polícia Civil. Porém, o reforço no patrulhamento não foi suficiente para conter as confusões nas areias.

De acordo com a Polícia Militar, só na área do 19° BPM (Copacabana), 29 adultos foram conduzidos à delegacia, sendo que dois foram presos. Além disso, 53 menores foram conduzidos à delegacia, desses, dois foram apreendidos. O caso foi registrado na 12ª DP (Hilário de Gouveia). Já entre Ipanema e Leblon, os policiais levaram 29 pessoas à 14ªDP (Leblon), desses quatro menores foram apreendidos e três presos.

A corporação garantiu que o patrulhamento também será reforçado pelas ruas da Zona Sul. Segundo a PM, além da orla, vias próximas às praias e bairros como a Lagoa também terão atenção da polícia, até o fim do verão, em março de 2015.

Você pode gostar