Por paulo.gomes
Suspeitos tiraram fotografias diante do monumento pichadoReprodução

Rio - A um mês do Dia da Consciência Negra, vândalos picharam o Monumento ao Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas, na Praça Onze, na madrugada de segunda-feira. Ao espirrar tinta em um dos olhos do monumento, os pichadores fizeram com que o produto escorresse, dando a impressão que a imagem chora.

Não satisfeitos em sujar a imagem com várias inscrições em tinta branca, os criminosos marcaram ainda a testa do monumento com uma suástica, símbolo consagrado como racista pelo nazismo de Adolf Hitler. Equipes da Comlurb fizeram a limpeza da estátua no início da tarde de ontem.

"Eu sempre ouvi falar dessas pichações, mas depois que eu vi, me senti ainda mais incomodado. É horrível que isso aconteça. É triste", opinou o operador de máquinas Diego Neiva, de 23 anos.

O monumento é monitorado por câmeras que armazenam imagens. Na tarde desta segunda, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente identificou os dois suspeitos do crime: Sandro Nascimento e Cláudio Nascimento, que seriam parentes. Fotos deles diante da estátua foram postadas no Facebook, o que facilitou o trabalho da polícia. A dupla já respondia por pichação a monumentos e pode pegar até seis anos de prisão.

Segundo a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva), esta não é a primeira vez que o monumento foi alvo de ataques ao longo de 2014. Em agosto, o pedestal da estátua já havia sido pichado. O monumento é monitorado por câmeras de vigilância.

Dia da Consciência Negra

Daqui a um mês, dia 20 de novembro, aniversário de 319 anos da morte de Zumbi, será comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi instituída em homenagem ao líder do Quilombo dos Palmares, núcleo de resistência de negros fugidos da escravidão no século XVII.

A presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Negros, Dulce Mendes de Vasconcellos, destaca que é comum que os ataques ao monumento ocorrem com mais frequência nessa época do ano.

Monumento a Zumbi dos Palmares foi pichado por vândalos na madrugada de segunda-feiraOsvaldo Praddo / Agência O Dia

"É um crime de ódio, com certeza absoluta. Sempre nessa época, essas pichações são feitas. Poucas pessoas assumem que são racistas, mas não é isso que a gente vê. Com as imagens das câmeras, as investigações têm que ir até o fim. Muitas vezes, falta punir os responsáveis por esse tipo de crime. A aplicação da lei em relação ao racismo sempre enfrenta muitas dificuldades", argumentou Dulce.

De acordo com a Seconserva, o número de ocorrências nessa época diminuiu com o passar dos anos. Em 2003, a obra chegou a ser pichada 23 vezes com a aproximação do Dia da Consciência Negra. Agentes da Guarda Municipal serão acionados para reforçar a vigilância no mês que vem.

Você pode gostar