Por thiago.antunes

Rio - A disputa entre traficantes rivais e a propagação de notícias nem sempre verdadeiras (sobre invasões, moradores expulsos de casa e ordens para fechar o comércio) têm alterado, nos últimos dias, a vida de moradores de São Gonçalo. Se de um lado relatos enviados ao WhatsApp do DIA (98762-8248) dão conta de uma guerra por território nos bairros do Paraíso, Barro Vermelho e Santa Catarina, por outro a polícia garante que boa parte das mensagens disseminadas por celular não passa de boatos.

Nesta quarta-feira, o comandante do 7º BPM (São Gonçalo), coronel Fernando Salema, participou de reunião com delegados da cidade e representantes de secretarias de Segurança de municípios vizinhos. O encontro foi idealizado para criar um ‘cinturão de segurança’ na região, tentando reduzir a criminalidade e reforçando a fiscalização nas áreas de divisa entre as cidades, estimulando a troca de informações entre os serviços de inteligência. Além disso, foi anunciada a instalação de novas 48 câmeras de segurança por bairros gonçalenses.

O clima de insegurança já dura alguns dias, mas o ápice ocorreu após a morte do traficante conhecido como Sirizinho. Ele seria um dos chefes do Morro do Pereirinha, no Barro Vermelho, e foi assassinado domingo por bandidos rivais do Morro da Coruja. “Moro perto do Morro do Feijão, no Paraíso, e ontem (terça-feira) foi muito tiro. Eles estão passando pelas ruas e mandando o comércio fechar. Além disso avisam para ninguém sair de casa após às 20h”, relatou uma moradora.

Você pode gostar