Por thiago.antunes

Rio - A dona de casa Cristiane Maciel, 37 anos, se apegava aos artigos religiosos feitos pelo marido, o artesão José Augusto de Souza, 41, na tarde desta quinta-feira. Respirando com ajuda de aparelhos, ele agonizava no CTI do Hospital Moacyr do Carmo, por ter comido filés de baiacu na quarta-feira, em Campos Elísios, Duque de Caxias, com outras dez pessoas. Até o início da noite, cinco adultos e duas crianças permaneciam internadas, em estado grave, por conta da ingestão da carne do peixe, que tem veneno em seu organismo.

Na tarde desta quinta, as imagens do grupo se contorcendo no meio da rua, após poucas mordidas, ainda eram descritas com espanto pela vizinhança. “Ganharam dois quilos de peixe de uma vizinha, em filés variados, misturados num pote, e fizeram uma peixada regada à cerveja, num bar próximo. Em anos consumindo baiacu, nunca tínhamos visto pessoas gritando por socorro, no chão”, descreveu a dona de casa, enquanto se apegava a uma coroa de Iemanjá, a Rainha dos Mares.

Clique na imagem para aumentar o infográficoFabio Gonçalves / Agência O Dia

A origem do pescado ainda gera polêmica. Segundo Cristiane, o marido teria dito que os filés provinham de uma pescaria feita por colegas, em águas próximas, e seriam presente da tia de Anderson Lucas, 31. A mãe de Anderson, Maria José Bento, 52, por sua vez, nega que a comida tenha sido levada pelo filho. Dois relatos, no entanto, parecem confirmar que o grupo sabia que, em meio aos pescados, havia carne do peixe venenoso.

"Foi coisa de três mordidas e já estavam no asfalto, sem conseguir se levantar. Amigos os arrastaram para dentro de carros e os levaram para hospitais. Ninguém imaginava que o veneno fosse tão forte”, disse Maria José, que temia que o filho fosse criminalizado. “Se houvesse má fé, ele não teria comido”, argumentou. Segundo a assessoria da Polícia Civil, a 61ª DP não abrirá investigação, “por não ter havido crime ou coação” e porque a degustação foi por “livre e espontânea vontade”.

Parentes de uma das vítimas da intoxicação ficaram assustadas com a reação à ingestão dos filés de baiacuFabio Gonçalves / Agência O Dia

Em meio à dor e à agonia, amigos próximos e parentes comemoravam o fato de não terem participado da festança. “Estava a caminho do bar. Me atrasei um pouco. Mais alguns minutos e estaria à beira da morte, igual ao meu pai”, disse a filha de José Augusto Souza, Thaynara Maciel, 18.

Permaneciam esta quinta-feira, até a noite, em estado grave no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, Guilherme da Silva Manoel, Guilherme Lucas da Silva e Jackson da Silva de Souza. Anderson Lucas e José Augusto de Souza continuavam no Hospital Moacyr Carmo. E os menores Vitória da Silva, 3, e Cauan Gonçalves, 4, estavam no Hospital Infantil Ismélia da Silveira.

“A carne de baiacu é saborosa. Mas tem que saber limpá-la”, Roberto Pimentel - Colunista de pesca de O DIA

A despeito do incidente com a família do subúrbio no Rio intoxicada(e a gente daqui torce para o pronto restabelecimento de todos) e da consequente onda a seguir de tentativas de demonização da espécie, é bom lembrar que o baiacu-arara tem uma legião de apreciadores por aqui.
Embora não seja comercializada em peixarias e redes de mercados, sua carne é bastante saborosa. Mas existe uma regra básica para o seu consumo, respeitada à risca tanto por pescadores artesanais como amadores: só comê-lo quando você mesmo o limpa ou quando o procedimento é feito à sua frente, pelo menos.

Sempre comi baiacu. À milanesa, com molho de camarão por cima, é de lamber os beiços. Não há quem resista. Não é à toa que o torpedo (como é chamado o baiacu-arara por aqui por pescadores esportivos) seja uma das iguarias preferidas dos japoneses, que têm nos frutos do mar o seu carro-chefe na culinária. Lá, o assunto é levado tão a sério que há cursos especializados em formação de limpadores de baiacus, com certificados e fiscalização rigorosa. Por aqui, os ensinamentos ficam retidos com os velhos pescadores, que os passam de geração a geração.

Mas, graças à internet, hoje, há vários sites que ensinam como limpá-lo. O perigo está em sua vesícula biliar, do tamanho de uma bola de gude, de tom esverdeado (veja na ilustração ao lado). É lá que está a tal toxina venenosa. Por isso, para um consumo sem sustos, quando da remoção de suas vísceras, é fundamental que essa bolinha de gude do mal esteja intacta. Quando há qualquer indício de vazamento, com a bolinha murcha, é bom esquecer o peixe e trocar rápido o cardápio.

Como o baiacu, há outras criaturas no reino animal marinho, como mariscos, ostras, cavalas, etc, que contêm toxinas prejudiciais ao organismo humano. Conhecer bem as espécies é o primeiro passo para uma alimentação saudável e prazerosa. Bom apetite.

Colaboraram Lucas Gayoso, Marcello Victor e Marjorie Avellar

Você pode gostar