Por paulo.gomes

Rio - Mesmo com o policiamento reforçado, o clima no Complexo do Lins, na Zona Norte, segue tenso na manhã desta quinta-feira. Dois homens já foram presos com drogas e encaminhados para a 26ªDP (Todos os Santos). No final da noite de quarta, dois contêineres da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) local foram parcialmente incendiados, uma viatura foi apedrejada e um PM e dois homens foram baleados durante uma troca de tiros. Um caminhão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) está no local para a retirada dos contêineres.

GALERIA: Base da UPP no Lins é parcialmente incendiada

Policiais civis já estiveram no local para a realização da perícia. Por conta da violência, a Secretaria Municipal de Educação informou que uma escola está sem atendimento na região. Com isso, 403 alunos estão sem aulas nesta manhã. Já as unidades da rede estadual, de acordo com a Secretaria de Estado de Educação, estão funcionando normalmente.

UPP do Complexo do Lins foi parcialmente incendiada por traficantes e dois homens foram baleados em tiroteioFabio Gonçalves / Agência O Dia

Uma moradora da região desabafou após mais um episódio de violência no Lins. "Eu estava em casa quando começou a confusão ontem e foi muita fumaça. Um vizinho meu passou mal e eu também tremi muito, precisei tomar remédios. Eu só não saio daqui porque não tenho dinheiro. E hoje em dia, qualquer aluguel na cidade custa o meu salário inteiro. Meu sonho é sair deste inferno", diz.

O confronto começou por volta das 22h. Policiais da UPP do Lins em patrulhamento pelo Morro da Cachoeirinha foram surpreendidos por traficantes. Houve intenso tiroteio. Pelo WhatsApp do DIA (98762-8248), moradores da região descreviam a intensidade do confronto. "Guerra no Lins, muitos tiros"; "Intenso tiroteio no Lins" e "Muitos tiros no Lins nas últimas duas horas", relatavam algumas mensagens enviadas entre 22h e 23h30.

Policial é baleado na cabeça durante confronto com traficantes no Lins

Suspeito de exibir arma para policiais é preso durante operação no Lins

De acordo com PMs da UPP, após o tiroteio suspeitos atacaram uma viatura a pedradas, danificando o para-brisas. Pouco depois, os dois contêineres que ficam na Rua Dona Francisca, no acesso para o Morro do Amor, foram incendiados. Imagens do incêndio foram enviadas por moradores para o WhatsApp do DIA. Bombeiros do quartel do Méier foram acionados e conseguiram controlar as chamas. Não houve feridos. PMs, no entanto, disseram que bolsas de colegas que estavam de serviço e guardadas no local foram saqueadas.

Durante o confronto, o sargento identificado como Cleomar foi baleado no tornozelo e um menor de 17 anos no pé. O militar está internado no Hospital Naval Marcílio Dias, que fica próximo a UPP atacada, e o jovem no Hospital do Andaraí. Marlon Ramos de Oliveira, 22, também foi baleado e levado para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier. Segundo a UPP, ambos tem antecedentes criminais. Não há informações sobre o estado de saúde deles. Um menor flagrado com pedras foi apreendido e encaminhado para a 25ª DP (Rocha). A polícia ainda não sabe se ele participou do ataque.

O sargento Cleomar é o segundo PM baleado no Complexo do Lins nos últimos 16 dias. Na tarde do dia 6, o soldado Elias Camilo, 32, foi baleado na cabeça durante um patrulhamento no Morro da Gambá. Lotado na UPP Camarista Méier, ele permanece internado no Marcílio Dias. Na ocasião, a PM fez várias operações para prender os criminosos.

Você pode gostar