Por felipe.martins

Rio - Ao centrar fogo na ligação de Marcelo Crivella com a Igreja Universal do Reino de Deus, Pezão (PMDB) fez uma opção baseada em números: os eleitores católicos do estado, segundo o Ibope, representam 48% do total, quase a metade dos que irão hoje às urnas.

Para os peemedebistas, valeria correr o risco de perder algum apoio entre os evangélicos em troca da criação de uma barreira entre Crivella e os católicos. A pesquisa do instituto divulgada na última quinta-feira indica que a estratégia parece funcionar.

30 pontos
A pesquisa indicou uma vantagem de nove pontos entre Pezão e Crivella, mas, entre os católicos a diferença era de 30 pontos: 57% a 27%. Já 55% dos evangélicos disseram preferir o candidato do PRB, contra 31% que preferiam o do PMDB.

Rejeição
Entre os católicos, a rejeição de Crivella chegava a 46%; a de Pezão, a 23%.

Fone de urna
Pais de alunos da Escola Britânica (mensalidade de R$ 3,5 mil) fizeram corrente via WhatsApp. Sugeriam que amigos ligassem para desconhecidos, moradores do Nordeste, e pedissem para eles não votarem em Dilma. Diziam que telefones podiam ser obtidos no site da Telelistas. Outra mensagem frisava que empregados domésticos também deveriam ser alvo da campanha.

Você pode gostar