Por thiago.antunes

Rio - Quem costuma transitar pelo bairro de São Cristóvão vai encontrar um esquema de tráfego diferente a partir deste sábado. Trechos de ruas no entorno do Estádio São Januário terão o sentido invertido, e algumas linhas de ônibus que cruzam a região terão suas rotas alteradas.

Segundo a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), as modificações precisam ocorrer para a retomada das obras da adutora que ligará o Reservatório do Pedregulho (São Cristóvão) ao Reservatório do Morro do Pinto (Região Portuária). Com o novo esquema de trânsito, a Rua Bela vai ficar com fluxo invertido entre as ruas Franco de Almeida e do Retiro Saudoso. Nesta última, o tráfego passa a obedecer a mão dupla, no quarteirão da Rua Bela e até a Avenida Brasil.

Clique na imagem para ampliarArte%3A O Dia

A Rua Ricardo Machado vai funcionar no sentido contrário da esquina com a Rua Bela até a altura da Rua General Almério de Moura. A mão continua invertida na própria General Almério de Moura, entre a Ricardo Machado e a Dom Carlos. A Rua Teixeira Júnior, Dom Carlos e a Rua Franco de Almeida também ficarão invertidas. As linhas 209, 441, 472 e 473 terão seus itinerários alterados, e os pontos de ônibus na área voltam à configuração original, de antes da interdição da Ricardo Machado.

Os ônibus 209, 441 e 472 que seguem rumo à Zona Sul ou ao Estácio, desviarão da pista lateral da Avenida Brasil para a Rua Sá Freire, após passarela 2, e seguirão pela Rua Sá Freire, do Bonfim, Francisco Palheta, Ricardo Machado, Rua General Almério de Moura, e Rua Coronel Cabrita.

Já a linha 473 vai ter o seu ponto final alterado para a Rua General Almério de Moura, no trecho entre as ruas Ricardo Machado e a Dom Carlos. Os carros particulares que forem seguir em direção à Zona Sul pelo túnel Rebouças ou passando pela Tijuca também terão que sair da Avenida Brasil pelo acesso à Rua Sá Freire, pegar a Rua do Bonfim, e depois Rua Bela e Campo de São Cristóvão.

A prefeitura pede aos motoristas que tiverem a opção de caminhos alternativos para não circular por ali. Sete controladores de tráfego vão estar no local .

Você pode gostar