Por thiago.antunes

Rio - Um sistema de monitoramento de veículos roubados inaugurado nesta quinta-feira em Volta Redonda servirá de modelo para a Baixada e várias outras cidades do estado. O anúncio foi feito pelo governador Luiz Fernando Pezão. O projeto “Cidade Protegida, Cidadão Mais Seguro” funciona com 120 câmeras filmando placas de veículos, para localizar os roubados após denúncias. Tudo funciona em tempo real, agilizando o trabalho da polícia.

O sistema é uma parceria entre o governo do estado e o município. “A parceria das cidades na área de segurança é de suma importância. Este centro é um exemplo do que quero em todo o estado. Vamos ajudar os municípios a instalar centros integrados e esse sistema, e Volta Redonda vai servir de modelo”, afirmou o governador.

Pezão e Neto (de rosa) inauguraram sistema que agilizará ação da políciaDivulgação

O monitoramento será feito no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), inaugurado em 2010 e que serviu de modelo para a criação dos Ciosps do Rio. As cidades de Três Rios, Barra Mansa e Resende também contam com centros de monitoramento.

O coordenador do Ciosp de Volta Redonda, Rodrigo Ibiapina, explicou que as câmeras de reconhecimento estão instaladas em 40 pontos estratégicos para fazer a leitura de placas. A pessoa que tiver seu veículo roubado deve entrar em contato com um dos atendentes e informar dados do carro e falar sobre o que aconteceu.

“Se o automóvel passar em algum desses pontos, vai aparecer o endereço e a rua em que foi roubado. O pessoal do Ciosp entrará em contato com a viatura mais próxima do local do roubo para fazer um cerco”. Segundo Ibiapina, o sistema entrou em fase de testes há quatro meses e mostrou eficiência. “Em julho, houve 10 roubos. Em agosto, quatro; em setembro, um e em outubro, nenhum. Os números estão caindo. Acredito que bandidos ficaram receosos”, disse.

Redução de índice

Segundo o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, a iniciativa vai coibir a criminalidade. “Os índices de roubo de carros na cidade vão diminuir ainda mais. Falei com o secretário de Segurança José Mariano Beltrame, e ele disse que virá conhecer o nosso sistema, que além de registrar a placa, permite visualização do trajeto feito pelo veículo”, contou.

Você pode gostar