Por bferreira

Rio - O PT vai bater pé para evitar que o PMDB assuma, ao mesmo tempo, a presidência da Câmara dos Deputados e a do Senado. Os petistas querem revezar: assim, até o início de 2019, cada partido comandaria por dois anos cada uma das casas.

Por tradição, a presidência cabe à legenda de maior bancada: neste caso, o PMDB ficaria com a do Senado; o PT, com a da Câmara. Os petistas prometem radicalizar caso a proposta não seja aceita: passariam a exigir o comando da Câmara por quatro anos. O problema é que a tradição não consta do regimento; os cargos podem ser ocupados por qualquer parlamentar.

Apenas uma

No início de outubro, Rui Falcão, presidente do PT, disse ao Informe que o partido não repetiria o erro de permitir que o PMDB dominasse as duas casas ao mesmo tempo.

Satélite

Petistas que defendem o rompimento com Eduardo Paes também não querem que a legenda apoie Marcelo Freixo (Psol) à prefeitura. “Depois de ser satélite de partido à direita, o PT não pode ser satélite de um à esquerda”, justificam.

PT do P

A ala do PT que deseja aderir ao PMDB já até ganhou um apelido não muito simpático daqueles que defendem o afastamento: PT do P — sendo a última letra ‘P’, uma referência a Pezão.

Nomes

E o vereador petista Zanata apoiou emenda de Carlos Bolsonaro que descaracteriza projeto de Eliomar Coelho (Psol) que determina a troca de nomes de escolas que homenageiem presidentes da época da ditadura. Proibia também o batismo de prédios públicos com nome de criminosos apontados pela Comissão da Verdade. A emenda inclui os condenados por “terrorismo” e “crimes contra a vida”.

Você pode gostar