Por nicolas.satriano

Rio - A sensação de insegurança e pavor de alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) pode ter uma explicação: o número de registros de roubos a pedestres na 20ª DP (Vila Isabel) aumentou 113,51% na região nos meses de junho, julho e agosto, em relação ao mesmo trimestre de 2013. A quantidade de casos na delegacia saltou de 111, em 2013, para 237, em 2014. Como se não fosse suficiente, alunos da universidade relataram no Facebook, nesta quinta-feira, o que teria sido um assalto com arma de fogo a um aluno de Psicologia dentro da Uerj.

"Foi no elevador, umas 15h30min. O assaltante foi no alvo. Eu tinha entrado no elevador, ele (o assaltante) foi meio que me empurrando, apontou a arma, eu achei que era comigo, mas aí o cara que estava atrás de mim deu a mochila dele. Aí depois ele disse que tinha sacado dinheiro no banco, ou seja, foi seguido", contou uma das integrantes de um grupo fechado a estudantes da universidade.

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), outras delegacias que circundam a universidade também registraram aumento no número de roubos. A segunda colocada em registros, depois de Vila Isabel, foi a 18ª DP (Praça da Bandeira), onde houve um aumento de 50,96% no número de casos. O número de crimes foi de 155 casos para 234. Em terceiro, a 17ª DP (São Cristóvão), onde houve um aumento de 46,8%. Foram 188 casos em 2013 e 276 neste ano. Fechando o quadrilátero está a região da 21ª DP (Benfica), onde houve um aumento de 40,52% no número de casos. Em junho, julho e agosto de 2013, foram registrados 190 roubos a pedestres e, em 2014, 267.

Registro de roubos no em bairros no entorno da Uerj tem aumento no número de roubos a pedestres Paulo Araújo / Agência O Dia

Também nas redes sociais, a página "Uerj da Depressão" já alertava aos universitários, nesta quarta-feira , para tomarem cuidado inclusive dentro da instituição de ensino: "Depois dos acontecimentos de hoje, andem sem celulares e sem nada de valor dentro da bolsa pela Universidade". Em outra postagem, os alunos também foram advertidos sobre um outro assalto, em local conhecido como "hall do queijo", próximo à entrada do elevador, às 17h.

Segundo a Polícia Militar, O comando do 4º BPM (São Cristóvão) adotou novas estratégias de policiamento no entorno do Maracanã e da Uerj. Uma viatura foi posicionada entre 18h e 22h, próximo à rampa do metrô e um carrinho elétrico também é usado para o policiamento.Também de acordo com a PM, o monitoramento da região é feito diariamente com apoio de agentes do Batalhão de Grandes Eventos. Outros locais também são monitorados, como a Rua Visconde de Niterói, no acesso ao Maracanã e à universidade, realizado por policiais da UPP Mangueira. Denúncias podem ser feitas através Ouvidoria das Polícias (3399-1199) ou Disque-Denúncia(2253-1177).

De acordo com o delegado titular da 18ª DP (Praça da Bandeira), Fábio Barucke, os roubos na região são pontuais e praticados no oportunismo, geralmente por usuários de drogas. Segundo ele, prisões tem sido realizadas, mas até o momento não foi identificada uma quadrilha de ladrões agindo na região. Procurada, a assessoria da universidade informou estar apurando junto à segurança da instituição a veracidade dos casos relatados pelos alunos.

Você pode gostar