Por adriano.araujo

Rio - Quatro cavalos foram apreendidos, na manhã desta quarta-feira, em ruas de Mesquita, na Baixada Fluminense, pela Defesa Civil do município. Os animais estavam soltos, comendo lixo e um deles desnutrido, cheio de ferimentos e bicheiras. 

Três deles, um macho, uma égua e um potro, foram pegos na Rua Manoel Duarte, no Centro e Mesquita. O quarto animal foi apanhado na Avenida Presidente Castelo Branco, em Edson Passos, após denúncia de moradores. O animal foi encontrado em estado deplorável, magro, com muitos ferimentos e bicheiras no corpo.

Cavalos abandonados são apreendidos em ruas de Mesquita%2C na BaixadaDivulgação

“Esse caso não é simplesmente uma apreensão, é um animal vítima de maus tratos e não volta para o dono, mesmo que apareça alguém reclamando por ele. Ele receberá atendimento veterinário e tratamento adequado”, explicou o diretor de Operações da Defesa Civil, Diego Pereira.

Os outros três, apesar das melhores condições, também receberão tratamento. Caso o dono não apareça nesse período, os animais serão encaminhados para o Curral Municipal de Japeri. Para a retirada dos cavalos, o proprietário terá que pagar multas e taxas de estadia, caso queira resgatá-los. “O dono pode resgatar seu animal e receberá apenas uma advertência para não deixar que circulem livremente pelas ruas.”

A Defesa Civil de Mesquita é o órgão responsável pelo resgate de animais de grande porte e também de animais silvestres maltratados ou mantidos ilegalmente em cativeiro. As denúncias podem ser feitas através do número 199.

Você pode gostar