Por thiago.antunes

Rio - Fiscais do Procon autuaram, nesta terça-feira, 26 estabelecimentos no Arpoador, Copacabana e Leme, durante a terceira etapa da operação Rio 40 graus, que tem o objetivo de fiscalizar estabelecimentos na orla do Rio até o final do verão. Foram vistoriados 33 estabelecimentos entre lojas, restaurantes, lanchonetes e galerias de arte. Os locais serão multados. Uma galeria de arte foi interditada por não possuir alvará de funcionamento. Os agentes descartaram 14kg e 457g de alimentos impróprios ao consumo.

A galeria de arte Ludwig Bodour, localizada na Avenida Atlântica, 4240, em Copacabana, foi interditada por não possuir alvará de funcionamento. Além disso, todos os produtos estavam sem preço e a loja não possuía cartaz do Disque 151, Código de Defesa do Consumidor (CDC) para consulta, nem tampouco Livro de Reclamações. O proprietário informou ter aberto a loja há apenas uma semana, o que não poderia ter ocorrido com a ausência de documentações básicas, como o alvará.

Agentes autuaram 26 estabelecimentos na Zona SulDivulgação

Metade dos produtos descartados pelos fiscais foram do Restaurante Siri Mole & Cia, em que foram encontrados dois quilos de vatapá vencidos, massa de bobó e ingredientes para preparo do prato sem especificação de data de fabricação e validade. No Informal Zinho, os fiscais descartaram 100 litros de chope vencidos.

As infrações mais cometidas foram a ausência do Livro de Reclamações (verificada em 15 estabelecimentos), seguida pela ausência do cartaz do Disque 151 (em 14 loja). Além disso, em 12 estabelecimentos não havia disponível o CDC para consulta dos clientes.

Os estabelecimentos que não apresentaram irregularidades são os seguintes : Pizza Hut, Ciclovia, BoardsCo, T.T Burger, Arpex Home Multi Sport, Banco de Areia e Werner Coiffer, todos localizados na Rua Francisco Otaviano, no Arpoador. Após três dias de operação, os fiscais recolheram 192 kg e 73g de alimentos e 202 litros de bebidas impróprios para consumo. Já foram vistoriados 63 estabelecimentos e 43 acabaram sendo autuados e serão multados.

Você pode gostar