Por felipe.martins
Meia Hora destacou derrota do Brasil na CopaReprodução

Rio - Gol da Alemanha? Sabe de nada, inocente! É golaço do ‘Meia Hora’! O jornal mais lido do Rio, editado pelo Grupo Ejesa, faturou o Prêmio Esso de Jornalismo na categoria Primeira Página com ‘Não vai ter capa’, da edição publicada em 9 de julho, dia seguinte à tragédia da Seleção Brasileira, eliminada na semifinal da Copa do Mundo, dentro de casa, com o vexatório inesquecível massacre alemão por 7 a 1. O resultado da premiação, a mais importante do jornalismo brasileiro, foi divulgado nesta quarta-feira. 

“É uma honra ganhar um prêmio tão importante e tradicional como o Esso. A equipe está muito feliz e dedica essa conquista aos nossos milhares de leitores e a todos que adoram o jornal”, comemorou o editor-chefe Humberto Tziolas, que completou:

“Nesses nove anos de existência do jornal, ouvimos algumas vezes que jornal superpopular não ganha prêmio. Mas nunca acreditamos nisso, e a prova está aí. O prêmio coroa um ano inesquecível para nós. Em 2014, ganhamos ainda o Prêmio Colunistas, lançamos o suplemento ‘Se Liga!’ e fomos brindados com um documentário sobre a história do jornal.”

A capa eleita pelo Esso é assinada por Humberto Tziolas, Joana Ribeiro, Giselle Sant’Anna, Eduardo Pierre, André Hippertt e Sidinei Nunes.

“Esses seis nomes, na verdade, representam a equipe inteira, todos os repórteres, editores e também os nossos leitores, porque muitas das nossas capas surgem do que os próprios leitores escrevem no perfil do ‘Meia’ no Facebook ou nos e-mails que nos enviam. O jornal é tão querido pelos leitores justamente por ter a cara deles. Contando a edição que chega às bancas nesta quinta-feira, já fizemos 3.224 capas, consideramos que a ‘Não vai ter capa’ coroa todas elas”, diz a editora-executiva, Joana Ribeiro. A festa de premiação da 59ª edição do Prêmio Esso acontecerá no dia 2 de dezembro, no Copacabana Palace. Confira abaixo os ganhadores das principais categorias.

Premiados

Jornalismo - Leonencio Nossa, com ‘Sangue político’, publicado em o O Estado de S.Paulo.

Telejornalismo - Fábio Pannunzio, Victor Sá, Anísio Barros, Denis Romani, Alziro Oliveira, Fernanda Chamlian, André Pereira, Fábio Nikolaus, Raphael Cadamuro e Diego Costa, com ‘O avanço da maconha’, da Rede Bandeirantes.

Reportagem - Vinicius Jorge Sassine, José Casado, Danielle Nogueira e Eduardo Bresciani, com a ‘Farra de Aditivos na refinaria Abreu e Lima’, de O Globo.

Fotografia - Domingos Peixoto, com ‘Crime à liberdade de imprensa’, de O Globo.

Educação - Daniel Barros, com ‘A diferença começa na escola’, da Exame.

Criação gráfica jornal - Gil Dicelli, Luciana Pimenta, Guabiras e Pedro Turano, com ‘Sertão a ferro e fogo’, de O Povo.

Criação gráfica revista - Rafaela Ranzani, Fernando Luna, Alex Cassalho, Bruna Sanches e Ian Herman, com ‘De olhos fechados’, da TRIP.

Você pode gostar