Por thiago.antunes

Rio - Fiscais do Procon fiscalizaram, nesta quinta-feira, 21 estabelecimentos na orla da Barra da Tijuca, em outra ação da operação Rio 40 Graus. Dos locais vistoriados, 12 cometeram irregularidades, foram autuados e serão multados. O caso mais grave foi o da churrascaria Picanha & Etc, onde foram descartados cerca de 60 kg de carnes, parte delas com péssima aparência. Os fiscais descartaram 92kg e 69g de alimentos e 80 litros de chope impróprios ao consumo.

Na churrascaria Picanha & Etc, localizada na Avenida Lúcio Costa, os fiscais encontraram 58 kg e 614g de produtos impróprios ao consumo. Entre as carnes, 21kg eram de picanha vencida e 19kg de picanha sem especificação da validade e com coloração anormal.

Fiscais do Procon autuaram e multaram estabelecimentos na Barra da TijucaDivulgação

Na padaria Dona Olinda, localizada na Avenida General Guedes de Fontoura, foram descartados 11kg e 100g de alimentos entre frios, creme de leite e carne moída. No restaurante Nativo, na Av. Lúcio Costa, foram descartados 11kg e 115g de alimentos, entre carnes, molhos e sobremesas, além de um barril de 50 litros de chope sem especificação da data de vencimento. Ambos estipulavam valor de consumação mínima para utilização do banheiro do estabelecimento.

A Guarderia Clube Quebra Mar, na Avenida do Pepe, não apresentou aos fiscais o certificado do Corpo de Bombeiros. Foi estipulado o prazo de 15 dias para que o certificado seja apresentado ao Procon Estadual. Além disso, não havia preços em mercadorias e o estabelecimento não contava com Código de Defesa do Consumidor (CDC) para consulta, cartaz do Disque 151 para denúncias nem o Livro de Reclamações.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: SBK Rio Motors e Pandorax, localizadas na Avenida do Pepe; Na Brasa Columbia, na Avenida Olegário Maciel; Biroska Petiscos e Refeições, Tomate, Sushi Mar, Devassa, Le Blé Noir e Baladinha, todos localizados na Avenida Lúcio Costa.

Em cinco dias da Operação Rio 40 Graus, os fiscais já descartaram 595kg de produtos impróprios para o consumo e vistoriaram 102 estabelecimentos. Desses, 73 foram autuados e serão multados.

Você pode gostar