Por daniela.lima
'Temos que aprender a nos relacionar com o outro e com o meio ambiente sem machucar e destruir'%2C Líder espiritual Sri Prem BabaDivulgação

Rio - Aos pés do Cristo Redentor e sob sua proteção, cariocas estão sendo convidados a reservar um minuto do seu dia, na próxima terça-feira, para pedir paz no planeta. O principal cartão postal do Brasil será palco pela primeira vez da campanha global ‘Just 1 Minute’ (apenas um minuto), que propõe a todos trocar o burburinho do passeio turístico pelo silêncio coletivo. Inspirado pelo balanço do mar, o movimento quer propagar, por meio da meditação, uma onda de paz e amor pelo mundo, a começar pelo Rio de Janeiro.

A iniciativa, que já conquistou uma legião de famosos, como os atores Márcio Garcia e Maria Paula, além de autoridades, como o prefeito Eduardo Paes, é do líder espiritual Sri Prem Baba. Nascido em São Paulo, como Janderson Fernandes, o guru viajou para Índia, em 2002, onde adotou o nome Prem Baba (Pai do Amor). Desde então se dedica a passar seus ensinamentos para seguidores na Argentina, no Havaí, nos Estados Unidos, na Espanha e na Holanda.

Prem Baba prega um minuto de silêncio, cinco vezes ao dia. “Você começa com um, vai tomando gosto e aumenta para dois, três...”, sugere o ator Márcio Garcia, que, há três anos, pratica a meditação. “Meia hora meditando é melhor do que quatro horas de sono. Revigora e te deixa em paz com os outros”, revela.

O mestre garante que a prática é democrática. “Qualquer pessoa, não importa religião ou classe social, pode meditar. Um minuto em silêncio pode mudar sua vida. Transforma veneno em néctar”, ensina o guru, que escolheu o Rio para dar a largada na campanha mundial. “É uma capital onde convivem diferentes culturas e grupos sociais ”, diz.

De terça a domingo, a cidade receberá o festival Awaken Love, algo como o ‘despertar amoroso’. Além do Corcovado, o evento terá shows, palestras, retiros e meditações no Jardim Botânico, no Parque dos Patins, na Lagoa, e na comunidade de Vigário Geral. “A gente tem que parar de culpar o outro. As relações estão tensas e as pessoas estão com nervos à flor da pele. A meditação traz de volta a gentileza nas relações”, diz Maria Paula. 

Programa de meditação para estudantes melhora desempenho escolar

Crianças mais tranquilas e professores menos estressados. A prática da meditação poderá chegar em breve às escolas da rede municipal do Rio. A proposta foi apresentada pelo guru Sri Prem Baba durante encontro no Palácio da Cidade com o prefeito Eduardo Paes.

Fundado pelo guia espiritual, o Instituto Alegria Por um mundo melhor desenvolve o projeto Cultura de Paz e Prosperidade em escolas públicas. “Dentro das escolas tanto alunos quanto professores, diretores e até os profissionais de apoio como merendeiras e porteiros são incentivados à prática do silêncio”, diz Prem Baba. A técnica, que já é adotada em escolas públicas e particulares do Brasil, melhora a capacidade de aprendizagem e a concentração dos alunos.

Seguidora fiel do guru brasileiro, a atriz e apresentadora Maria Paula está levando os ensinamentos do líder para dentro dos presídios. Embaixadora do Ministério da Saúde, em campanhas voltadas para as mulheres, como a do aleitamento materno, Maria Paula esteve reunida com mães e gestantes do Talavera Bruce, no Rio. “Não chegamos a meditar, mas conversamos longamente sobre os benefícios do cultivo do silêncio, que ameniza a agressividade e desperta nas pessoas a doçura e a gentileza com o outro”, ensina Maria Paula.

Você pode gostar