Por thiago.antunes

Rio - Um mês após ser vandalizado com símbolos racistas, o monumento de Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas, terá um tratamento especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira. O busto será lavado por baianas do acarajé enquanto os tambores rufam para uma manhã de festa.

O evento acontecerá das 6h às 13h30. Quem ficar pelo Centro poderá acompanhar apresentações de capoeira, grupos de dança de raiz africana, discursos de conscientização , entre outras atividades.
Presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro, Ivonete Silva afirmou que este ano o evento será especial por conta dos últimos acontecimentos veiculados na mídia envolvendo racismo.

Gari limpou ontem o monumento de Zumbi dos Palmares%2C na Avenida Presidente Vargas%2C para as homenagensFabio Gonçalves / Agência O Dia

“Não é uma comemoração apenas, é uma reflexão sobre um preconceito que tem que deixar de existir. Nossa luta e o orgulho devem estar em evidência e são o motivo da festa”, disse. Além deste evento, o Teleférico do Alemão terá atividades de valorização da cultura negra.

No feriado, é esperado grande fluxo de tráfego dos cariocas que estarão deixando a cidade no feriadão. Somente hoje e amanhã, a estimativa de movimento na Ponte Rio-Niterói é de 93 mil veículos, aumento de 20% em relação aos dias normais. Para quem deixar a cidade pelas barcas hoje, viagens extras poderão ser feitas para a atender aos 105 mil passageiros esperados.

Nesta quinta-feira, o serviço vai operar com horários normais de fins de semana e feriados. A concessionária da NovaDutra prevê que, no trecho fluminense da rodovia, o tráfego deve ser intenso entre 14h e 20h hoje e entre 7h e 13h amanha. Aproximadamente 244 mil veículos devem deixar a cidade pela via. Na Via Lagos, são esperados 175 mil veículos até o domingo. As equipes de SOS mecânico e médico estão reforçadas e agilizarão a passagem no pedágio. O maior movimento acontecerá na quinta-feira e no domingo.

Rodoviária tem maior procura hoje

De acordo com o Consórcio Novo Rio, aproximadamente 209 mil passageiros utilizarão a rodoviária de 19 a 23 de novembro. O maior movimento deverá ser hoje, quando mais de 27 mil pessoas deixam a cidade. As cidades pelas quais a procura é maior são: Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, São Pedro Da Aldeia, Iguaba, Rio das Ostras, Teresópolis, Petrópolis e Friburgo.

A Concessionária Rio-Teresópolis informou que é esperada a passagem de cerca de 120 mil veículos pela via. Na volta de Teresópolis para o Rio, no Km-74 (Fisher-Teresópolis), o tráfego opera em sistema de pare e siga. O feriadão deve ser de sol na maior parte do tempo, mas no fim de semana pode chover e fazer frio em todo o Estado. Segundo o instituto Climatempo, as temperaturas ficarão altas até sábado, quando deve cair uma chuva no fim da tarde. O domingo deve permanecer nublado e com baixas temperaturas . Hoje a máxima deve chegar a 33º e amanhã 35º na capital.

Você pode gostar