Por adriano.araujo

Rio - Um balanço com o resultado do Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) nos últimos três anos mostra que o estado do Rio registrou números favoráveis no combate à dengue. Segundo a Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, entre 2011 e 2014, o número de municípios em estágio de alerta de infestação caiu cerca de 20% – este ano há 15 cidades nessa condição. Ainda segundo o estudo, nenhum município está em situação de risco.

LEIA MAIS: Usar muito inseticida torna mosquito da dengue mais forte

Outro ponto favorável no combate ao mosquito da dengue é o controle de larvas. Este ano, 80% dos 78 municípios avaliados tiveram índice de infestação abaixo de 1%, número apontado como satisfatório. A análise foi realizada com base no levantamento de outubro, período estratégico para avaliar o possível impacto da infestação do Aedes no verão. A Secretaria Estadual de Saúde alerta para a importância da população continuar combatendo os focos de proliferação dos mosquitos.

Entre 2011 e 2014, o número de municípios em estágio de alerta de infestação caiu cerca de 20%, de acordo com a Secretaria Estadual de SaúdeJosé Pedro Monteiro / Arquivo / Agência O Dia

Segundo o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Alexandre Chieppe, a redução nos números do LIRAa se deve, em boa parte, à adesão das prefeituras e da população à Campanha 10 Minutos Contra a Dengue, criada em parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e a Fiocruz, em 2011.

“A população está mais consciente e hoje sabe que a melhor forma de se proteger do mosquito é evitar que ele se desenvolva, eliminando os criadouros dentro dos domicílios. Mas o alerta permanece para que esses índices continuem em queda, até que possamos permitir um cenário ainda mais seguro para os próximos anos”, disse Chieppe.

A população pode encontrar informações de como combater o mosquito no site Rio Contra a Dengue (www.riocontradengue.com.br).

Vírus Chikungunya 

Segundo o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, foram iniciadas ações de enfrentamento para a entrada do vírus Chikungunya no estado. Em outubro, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), colegiado com representantes dos municípios e da Secretaria de Estado de Saúde, aprovou a incorporação das ações de controle e prevenção do Chikungunya ao plano de combate à dengue.

O resultado já foi encaminhado ao Ministério da Saúde para sua homologação. Os municípios têm até o dia 30 de novembro para adequar o plano de contingência e controle das duas doenças. A partir de novembro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai realizar um treinamento itinerante para capacitação sobre diagnóstico e tratamento de pacientes com a febre Chikungunya.

O curso vai passar por todas as regiões fluminenses para fazer o treinamento diretamente nos municípios. De janeiro a outubro, seis casos da doença foram confirmados pela Superintendência Epidemiológica e Ambiental da SES. As pessoas diagnosticadas haviam viajado recentemente para países onde ocorre a transmissão do vírus.

Você pode gostar