Por paulo.lima

Rio - O Corpo de Bombeiros do Rio atingiu a primeira colocação no concurso internacional 'Conrad Dietrich Magirus Award'. A cerimônia de indicação do vencedor e entrega do troféu aconteceu nesta sexta-feira, na cidade de em Ulm, na Alemanha. Os militares receberam a indicação do prêmio pelo resgate que realizaram na tragédia da Linha Amarela, em janeiro deste ano.

Após quase um mês de votação eletrônica, o concurso avaliou dez operações de bombeiros em todo o mundo e patrocinou a viagem dos três mais votados para a solenidade de premiação, dentre eles os bombeiros do Méier. Todos os militares que viajaram atuaram na ocorrência que lhes rendeu a indicação.

Bombeiros do Rio atingiu a primeira colocação no concurso internacional 'Conrad Dietrich Magirus Award'Divulgação CBMERJ

"Vencemos! Esse prêmio pertence aos bombeiros do Méier e a todos os bombeiros que atuaram na ocorrência da tragédia da Linha Amarela. A equipe ficou muito emocionada em receber tão grande reconhecimento de bombeiros de diversos países", comemorou o comandante do grupamento do Méier, coronel Demétrio Saldanha.

Entre os demais eventos indicados ao prêmio estiveram um incêndio de grandes proporções em Marseille, na França, causado por uma ruptura de duto de gás que alimentava as chamas a uma altura de 30 metros; e o incêndio florestal de grandes proporções - um dos maiores da história da Áustria - que atingiu a cidade de Absam.

"Essa notícia me encheu de orgulho. Eu estive comandando diretamente a operação de resposta à tragédia da Linha Amarela e sei do empenho, garra e coragem que cada um dos bombeiros demonstrou naquele dia. Ser reconhecido em ambiente internacional, concorrendo contra corporações tão valorosas, é algo muito especial.", vibrou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, coronel Sérgio Simões.

"Eu estendo essa premiação a todos os bombeiros que diariamente arriscam suas vidas para salvar o próximo. Parabéns a todos vocês!", disse o secretário, que acompanhou a premiação pela transmissão em tempo real do site do evento.

Você pode gostar