Por paulo.lima

Rio - Irmão do humorista Chico Anysio, morto em 2012, e pai do ator Marcos Palmeira, o cineasta Zelito Viana, 76 anos, a mulher dele, a produtora Vera de Paula, e mais três amigas do casal, além de um caseiro, passaram três horas de terror nas mãos de cinco bandidos armados de pistolas e encapuzados na noite de sexta-feira, no Cosme Velho. Foi o segundo assalto à casa da família, que fica na Rua Marechal Pires Ferreira, em quatro meses e o quinto em 15 anos. Perguntando sobre a localização de um cofre, o bando imobilizou e amordaçou as vítimas com fitas adesivas, e agrediu violentamente os reféns durante todo o tempo.

“Já fui assaltado outras vezes, mas dessa vez foi muito ruim. Entre mim e minha mulher, nem sei em quem eles bateram mais. Foram muitas ameaças, chutes, coronhadas", contou Zelito. De acordo com ele, os ladrões entraram por um muro, cortando uma cerca de aço, que havia sido instalada em julho de 2013, quando ocorreu outro assalto. Ignorando câmeras de vigilância e um cão, os bandidos chegaram a tirar os capuzes em várias vezes.

O cineasta estava em casa com sua família quando foi abordadoOsvaldo Praddo / Agência O Dia

Zelito afirmou que, além das agressões, os assaltantes também o torturaram psicologicamente. “Além da violência extrema e gratuita, disseram que matariam minha mulher, se eu não mostrasse o cofre. Sempre com as armas apontadas para nossa cabeças e nos ameaçando de morte, levaram minha esposa para um cômodo e voltaram dizendo que eu já estava viúvo, por não dizer onde estava o tal cofre, que nem existe", lamentou o cineasta.

A quadrilha fugiu pelos fundos da residência, pela Rua Senador Pedro Velho, que dá para a mata, levando três TVs, notebooks, câmeras, bebidas, Iphone, Ipad, jóias, objetos de valor e cerca de R$ 500. Apesar da guarita de segurança, no início da Rua Marechal Pires Ferreira, moradores se disseram apavorados com os roubos. “Tenho medo até de ir ao portão colocar o lixo na calçada”, comentou a moradora X., 47.

O 23º BPM (Leblon) reforçou o patrulhamento, e a Polícia Civil fez perícia na residência. Imagens que mostrariam os criminosos foram encaminhadas ao Instituto de Criminalística Carlos Éboli. Zelito, que mora no bairro há 40 anos, revelou que pretende se mudar. “Não dá mais para viver aqui, infelizmente”, desabafou, antes de ir para o apartamento de Marcos Palmeira, no Leblon, onde passou o dia. Abalados, Vera de Paula, e amigas dela, Philomena Gebran, Eloísa Guimarães e Lúcia Siano, além do caseiro, Carlos José da Silva, evitaram dar entrevistas.

Os criminosos levaram R%24 500 em dinheiro e objetos de valorOsvaldo Praddo / Agência O Dia

Cerca elétrica não intimida

?Em pelo menos outros dois assaltos, o cineasta cearense José Viana de Oliveira Paiva, mais conhecido como Zelito Viana, e parentes também foram agredidos. Em 2006, o ator Marcos Palmeira e seu pai, em ação semelhante à de sexta-feira, bandidos os mantiveram reféns durante três horas.

No último dia 18 de julho, outro susto. Desta vez, dois bandidos invadiram a casa no Cosme Velho e renderam Vera de Paula, uma empregada e a secretária. Na ocasião, a empregada conseguiu acionar a polícia pelo celular, mas ninguém foi preso. Desde então, o entorno da residência é monitorada por câmeras e ganhou cerca elétrica, o que não impediu a última investida de ladrões.

?Colaborou: Ricardo Schott

Você pode gostar