Por paloma.savedra

Rio - O Comitê Rio 2016 divulgou nesta segunda-feira os mascotes escolhidos para as Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016. De acordo com os criadores, foram 15 meses de suspense até que a figura dos "embaixadores" dos Jogos pudesse ser revelada. A cláusula de confidencialidade impedia até mesmo que qualquer informação fosse repassada para amigos e familiares dos envolvidos no projeto. Na cerimônia de apresentação, o prefeito Eduardo Paes entregou as chaves da cidade para os mascotes, que terão seus nomes escolhidos em votação pela Internet.

Mascotes dos jogos olímpicos recebem as chaves da cidade

De acordo com o prefeito, a escola que recebeu o evento que decretou o fim do suspense, o Ginásio Experimental Olímpico (GEO) Juan Antônio Samaranch, venceu esse ano a disputa esportiva intercolegial. "Essa foi a primeira vez que uma escola pública ganhou a competição. É muito simbólico que essa apresentação esteja acontecendo aqui", celebrou Paes.

Mascotes dos jogos Olímpicos e Paralímpicos recebem a chaves da cidade das mãos do prefeito Eduardo Paes e do presidente do Comitê Olímpico%2C Carlos NuzmanBruno de Lima / Agência O Dia

As opções de nomes para os mascotes Olímpico e Paralímpico, respectivamente, são: Oba e Eba; Tiba Tuque e Esquindim; e Vinicius e Tom. A votação acontece no site www.rio2016.com/mascotes e no perfil do Rio 2016 no Twitter (@Rio2016). O par de nomes vencedor vai ser anunciado no dia 14 de dezembro. Segundo um dos criadores dos mascotes, Paulo Muppet, foram nove pessoas envolvidas no procedimento super secreto. O objetivo do projeto vencedor é representar as diversas espécies da fauna (no caso do Olímpico) e da flora (o Paralímpico) do país.

"Esses mascotes representam a diversidade brasileira e, sem dúvida, eles vão mexer com a população e entrar para a história", afirmou o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

Durante o evento, os estudantes da escola receberam animadamente os mascotes e alguns atletas brasileiros. O jogador de vôlei de praia Emanuel Rego estava presente e confessou sua preferência pelos nomes Oba e Eba. "Acho que é mais simples e ajuda a criar uma identificação imediata para as pessoas", disse. A opinião é a mesma do prefeito Eduardo Paes, que também não disfarçou sua escolha: "Eu não vou revelar meu voto agora, mas acho que é muito legal a gente mandar um 'oba' pra todo mundo", brincou.

Mascotes da Rio 2016 poderão se chamar Oba e Eba%3B Tiba Tuque e Esquindim%3B e Vinicius e Tom. Bruno de Lima / Agência O Dia


Você pode gostar