Por paloma.savedra
Aqueduto será iluminado na cor roxa para celebrar os 16 Dias de Ativismo pelo Combate à Violência Contra a MulherDivulgação

Rio - Cartão-postal do Rio, os Arcos da Lapa serão iluminados com a cor roxa a partir desta terça-feira. Os cariocas que passarem pelo aqueduto poderão conferir a novidade até o dia 10 de dezembro. 

A ação é para celebrar os 16 dias de Ativismo pelo Combate à Violência Contra a Mulher.

A campanha é coordenada pela organização humanitária ActionAid, com apoio da Rioluz, para celebrar os 16 Dias de Ativismo pelo Combate à Violência Contra a Mulher, ação que acontece em mais de 150 países. 

Ações semelhantes acontecem no Recife, em Pernambuco, e em cidades estrangeiras, como Dublin, na Irlanda; Monrovia, na Libéria; e Cidade do Cabo e Johanesburgo, na África do Sul. Nesta última, o monumento que será iluminado pelos próximos 16 dias é a ponte Mandela.

No Rio, uma mulher é violentada a cada duas horas 

Dados do Dossiê Mulher divulgados em agosto pelo Instituto de Segurança Pública mostram que uma mulher foi estuprada a cada duas horas no Rio de Janeiro em 2013.

Também em agosto deste ano, a ActionAid lançou a campanha Cidades Seguras para as Mulheres, para chamar atenção para o medo que as mulheres têm de transitar pelas ruas das cidades brasileiras.

“O Brasil teve avanços no combate à violência doméstica, com a Lei Maria da Penha, embora este ainda seja um problema grave que precisamos continuar enfrentando. Mas queremos chamar atenção para a violência que acontece nas ruas das cidades. As mulheres se sentem vulneráveis nos espaços públicos e isto está relacionado à falha na oferta de serviços como iluminação, segurança e transporte”, afirma Gabriela Pinto, assessora de Programas da ActionAid Brasil.


Você pode gostar