Por paulo.gomes

Rio - O Hemorio está promovendo nesta terça-feira na Cilenândia, no Centro, uma grande coleta de sangue, motivada pela Semana do Doador Voluntário. A ação, que vai até amanhã, tem como objetivo abastecer o estoque para o mês de dezembro, época que as doações caem por causa das festas de fim de ano. Os organizadores esperam atender 500 pessoas nos dois dias.

Expectativa do Hemorio é que 1.000 doadores passem nesta terça e quarta-feira pela estrutura montada na CinelândiaBruno de Lima / Agência O Dia

"Durante o período que vai de dezembro até após o Carnaval, historicamente registramos uma queda no volume de comparecimentos que podem chegar até 70%, justamente quando há uma grande demanda por sangue nos 200 hospitais atendidos pelo Hemorio. Por isso é importante que a população se mobilize para que tenhamos estoque suficiente para suprir as festas de final de ano", explica Simone Silveira, diretora geral do Hemorio.

Segundo o Hemorio, para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Os interessados podem comparecer na estrutura montada na Cinelândia das 9h às 17h.

Você pode gostar