Por thiago.antunes
Rio - Depois de ganhar o reconhecimento das premiações Vladimir Herzog e do Líbero Badaró, este mês, O DIA conquistou nesta quarta-feira mais um importante prêmio do jornalismo brasileiro. A série especial de reportagens sobre os 50 anos do golpe militar foi a vencedora da 15ª edição do Prêmio Imprensa Embratel/Claro, na categoria Reportagem em Jornal.
A cerimônia de premiação, que este ano inscreveu 1.812 reportagens, ocorrerá dia 9, no Rio, quando será revelado o ganhador do Grande Prêmio Barbosa Lima Sobrinho. A série de 23 dias de reportagem diárias recompôs todos os fatos históricos que antecederam o golpe, de 31 de março de 1964. O trabalho trouxe entrevistas inéditas de diversos protagonistas da época.
Publicidade
Publicidade
Desde estudantes que militavam no movimento estudantil até o filho do líder das ligas camponesas Francisco Julião. Repórteres foram no Norte do Estado do Rio conhecer os primeiros acampamentos de produtores rurais, e entraram no quartel de Juiz de Fora, em Minas Gerais, de onde partiram as tropas que depuseram o presidente João Goulart.
Parte da equipe de 24 profissionais do DIA vencedora do Prêmio Imprensa Embratel/Claro%2C na categoria reportagem em jornal (tema livre)João Laet / Agência O Dia

O diretor de redação, Aziz Filho, atribuiu mais esta conquista à excelência dos repórteres e editores, que souberam trabalhar em equipe, e aos designers do DIA, “que tiveram liberdade e criatividade sem limites na diagramação das reportagens”. Segundo ele, “jogar luz sobre a história do país é uma das missões mais nobres do jornalismo.”

Participaram da cobertura do DIA Aziz Filho, Rozane Monteiro, André Balocco, Juliana Dal Piva, Alexandre Medeiros, Alysson Cardinalli, Aurélio Gimenez, Caio Barbosa, Christina Nascimento, Constança Rezende, Fernando Faria, Fernando Molica, Flávio Almeida, Francisco Alves Filho, Francisco Edson Alves, João Antônio Barros, Hilka Telles,Leandro Rezende, Marcia Disitzer, Marco Aurélio Reis, Nelson Vasconcelos, Nonato Viegas, Roberto Pimentel e Suzana Blass.
Publicidade
Além do DIA, outros 14 veículos foram vitoriosos. Na categoria Foto/Cinematográfica houve empate entre o Jornal do Commercio de Pernambuco e O Globo, com as imagens ‘Um mergulho no absurdo’, de Diego Nigro e ‘Crime à liberdade de Imprensa’, de Domingos Peixoto, respectivamente. O vencedor também será anunciado durante a premiação.
Já a melhor Reportagem Investigativa (Troféu Tim Lopes) foi ‘ Moto fantasma’, exibida no programa Domingo Espetacular, da TV Record. O Jornal Nacional, da TV Globo, ganhou na categoria Televisão com a reportagem ‘Saneamento no Brasil’.
Publicidade