Por thiago.antunes
Rio - A partir deste sábado, uma nova fase das mudanças no trânsito do Centro vai alterar a rotina de muitos cariocas. As 53 linhas de ônibus que seguem pela Avenida Rio Branco, no sentido do Aterro para a Candelária, passam a circular pela Avenida Presidente Antônio Carlos e Rua Primeiro de Março. A mudança é por conta da interdição de três faixas de rolamento da Rio Branco, necessária para as obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Já as linhas municipais que percorrem a via na direção da Candelária para a Cinelândia) continuarão sem alterações, com paradas nos mesmos pontos BRS.
Clique na imagem para ampliar o infográficoArte%3A O Dia

Com as alterações, a Rio Branco funcionará somente com duas pistas, em sentido único, da Presidente Vargas para a Beira-Mar, e terá restrição aos demais tipos de veículos, de segunda a sexta-feira, das 5h às 21h e aos sábados, das 5h às 15h. A circulação de táxis nos horários exclusivos não será permitida. Os taxistas terão vagas disponíveis na Praça Mahatma Ghandi (entre a Rua Senador Dantas e Praça Floriano Peixoto); na Santa Luzia; na Araújo Porto Alegre e na Almirante Barroso (ambas entre Rio Branco e México); na Assembleia (entre Rua Rodrigo e Silva e Rio Branco) e dois pontos na Rua Buenos Aires: entre Quitanda e Rio Branco e entre Rio Branco e Rua Miguel Couto.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, a primeira semana será educativa para que os motoristas de táxis e usuários entendam o novo sistema e não haverá multas. Fora dos horários de restrição, o acesso de todos os veículos é livre. Durante o horário da circulação exclusiva dos ônibus, a exceção será apenas para os cruzamentos da avenida Rio Branco.
Publicidade
Como parte das mudanças, o ponto de ônibus da Rua Primeiro de Março, próximo à Praça 15, será reativado. Os demais da Avenida Presidente Antônio Carlos foram reconfigurados. As linhas com destino ao Terminal Menezes Cortes e as que circulam na pista lateral da Antônio Carlos e na Primeiro de Março não terão os itinerários alterados.
A secretaria acrescentou que está sendo feita uma divulgação intensificada das mudanças entre os motoristas de táxis, com folhetos explicativos, com mapas para auxiliá-los na localização das vagas. Além disso, passageiros de ônibus também estão recendo folhetos informativos sobre as mudanças.
Publicidade