Por thiago.antunes
Rio - A quadrilha que vem aterrorizando moradores da Rua Senador Pedro Velho, no Cosme Velho, usa a mata dos arredores do local como ponto privilegiado de observação para planejar os roubos. Três suspeitos de participar dos assaltos foram presos nesta quinta-feira em uma ação conjunta da 9ª DP (Catete) com o 2º BPM (Botafogo) e a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Escondidinho/Prazeres. O delegado da 9ª DP, Roberto Gomes, afirmou que criminosos usam a encosta como estratégia para entrar nos imóveis.
"Aquela região tem muitas comunidades próximas e eles conseguem planejar tudo observando os horários e hábitos dos moradores. Em um dos casos, eles chegaram a descer para a casa usando cordas, mas não tenho conhecimento específico para dizer se tratava-se de equipamento de rapel. Alguns dias antes, eles já estavam olhando a localidade, inclusive eles já tinham matado o cachorro da residência, parece que deram comida envenenada", explicou Gomes.
Facões e touca ninja usada pelos criminosos foram apreendidos pelos agentesAlessandro Costa / Agência O Dia

Segundo o delegado, cinco pessoas do bando já foram identificadas, mas o grupo de criminosos deve ser bem maior. Um menor e um homem ainda estão foragidos. Romário Cosme de Assis, 21, Humberto Cosme de Assis, 18, e Rafael Vicente Ferreira, 21, foram capturados. Eles foram identificados pelo cineasta Zelito Viana como parte do grupo que invadiu sua residência em uma ação violenta na sexta-feira da semana passada.

Foram apreendidos com os criminosos facões, uma arma de brinquedo, uma touca ninja, relógios e um cordão de ouro. Gomes afirmou que as operações na região vão se repetir para impedir que novos roubos aconteçam. Todos os envolvidos vão responder por roubo qualificado, corrupção de menores e organização criminosa. Eles podem pegar até 25 anos de prisão.

Rafael%2C Romário e Humberto são suspeitos de assaltar a casa do cineasta Zelito Viana%2C no Cosme VelhoDivulgação

Ameaças e xingamentos

O assalto na casa de Zelito foi marcado por muita agressividade, de acordo com as amigas do cineasta e da esposa dele, a produtora Vera de Paula, que também estavam na casa. Segundo elas, foram três horas de pavor sob constantes ameaças. O grupo foi amarrado, amordaçado e espancado. Um dos bandidos chegou a "brincar" de roleta russa com a arma apontada para a cabeça de um dos reféns. Este foi o segundo assalto à casa em quatro meses e o quinto em 15 anos.