Por thiago.antunes
Rio - O Dia Nacional do Samba, que no calendário oficial é hoje, será comemorado com a partida do tradicional Trem do Samba só no próximo sábado, a partir das 13h, na Central do Brasil, e estendendo-se até a madrugada, em Oswaldo Cruz, ponto de parada de sambistas de todas os gêneros e gerações.

Um dos motivos do adiamento são as obras no Centro do Rio, que tem deixado sobrecarregados os trens da Supervia, principalmente no fim de tarde. O evento também perdeu alguns patrocinadores em relação ao ano passado, mas não sua importância, tampouco a grandiosidade.

Contudo, nesta terça-feira, o Dia Nacional do Samba será lembrado com um evento de menor porte realizado pela concessionária, em parceria com o Movimento Negro Unificado (MNU). Uma roda de samba às 14h30 na área externa da estação Central do Brasil animará os passageiros do sistema ferroviário.

Nelson Sargento vem sendo homenageado esta semana em NiteróiOnofre Veras / Agência O Dia

Cerca de 70 integrantes do movimento farão uma festa com um repertório bastante variado. Haverá participação de membros da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio e dos blocos carnavalescos Império da Leopoldina, Império do Gramacho e Boi Guerreiro, além do bloco de embalo Furdunço da Vila Operária. Também marcará presença o intérprete da Portela, Wantuir.

Festança no sábado

No sábado, o grande evento de comemoração ao Dia Nacional do Samba contará com dezenas de rodas de samba. Somente dentro dos vagões que partirão da Central à Oswaldo Cruz, serão 36. E lá, pelo menos outras 20, sem contar as que darão início às comemorações, na garagem da Central do Brasil, a partir das 13h.

A grande homenageada desta 19ª edição será Dona Ivone Lara, uma das maiores compositoras do país, com 93 anos. Outros convidados serão o pessoal do Cacique de Ramos, a cantora Luiza Dionísio e o bandolinista Hamilton de Holanda.
Publicidade
A principal atração de hoje será o show da Velha Guarda da Mangueira no auditório do Serpro, no Andaraí, e a abertura da exposição Cenários da Mangueira, no Centro Cultural Cartola, na Rua Visconde de Niterói, em Mangueira (3234-5777). Em Niterói, a semana também será de comemorações, e o homenageado será Nelson Sargento, que ontem fez show no Teatro Popular Oscar Niemeyer. Na quinta-feira, a atração principal será o show Sambas de Nelson, com as presenças de Marquinhos Diniz, Moacyr Luz e Zé Katimba.