Por adriano.araujo, adriano.araujo
RIo - O Rio ganha hoje mais um ponto turístico. Erguido pela Paróquia Sagrado Coração de Maria, com ajuda da Arquidiocese do Rio, enorme presépio enfeita a Rua do Catete, próximo à Rua Benjamin Constant, na Glória. Entre imagens em tamanho real como a dos três Reis Magos, uma manjedoura aguarda vazia a chegada do Menino Jesus após a Missa do Galo, no dia 24. Mas não é apenas o Natal que vem mobilizando a cidade. O governo do estado também espera o maior número de visitantes da história dos verões cariocas para 2015. Cerca de 3,4 milhões de turistas devem passar por aqui.

“É a primeira vez que fazemos o presépio na praça. Há 12 anos ele vinha sendo construído sempre em frente à igreja, em uma dimensão um pouco menor”, diz padre Wanderson, enquanto dá os últimos retoques a uma das estátuas que ele mesmo confecciona. “Eu que faço as esculturas, mas todo mundo ajuda. São cerca de 80 voluntários, dos mais velhos às crianças. Fazemos questão de montar o presépio todos os anos para manter viva essa imagem do Natal cristão”, acrescenta o pároco.

Paróquia do Sagrado Coração de Maria%2C na Glória%2C contou com a ajuda de 80 voluntários para montar a Natividade em tamanho realEstefan Radovicz / Agência O Dia

“É um trabalho lindo, todo feito em resina. O Padre Vanderson coloca a mão na massa todas as vezes: projeta, esculpe e pinta tudo. É um artista”, elogia um dos voluntários, o estudante de Arquitetura Guilherme Barbosa.

Com início no dia 21, a estação mais quente do ano trará novidades promovidas pelo governo para transformar de vez o Rio no estado de maior vocação turística do país. Não são apenas as praias da orla carioca as beneficiadas — o policiamento pelo calçadão de Copacabana, Ipanema e Arpoador já ganhou reforço para conter furtos e arrastões.
Publicidade
A grande promessa da estação são os municípios do interior, como Búzios e Paraty, que terão queima de fogos oficial no Ano Novo pela primeira vez. A expectativa é que 1,5 milhão passe pelos principais municípios turísticos do Rio durante o verão.