Por thiago.antunes
Rio - O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) vai lançar amanhã um Museu Itinerante para experimentos científicos relacionados à metrologia. O museu funcionará em um micro-ônibus adaptado, com capacidade para 14 pessoas simultaneamente. O objetivo é aumentar o conhecimento da população sobre serviços prestados pelo Inmetro para demonstração e compreensão da metrologia em diversas áreas.
Estudantes poderão medir a qualidade da água, a intensidade do som e o consumo de energia elétrica, ver a vida em escalas microscópicas e conhecer aplicações do ultrassom, entre outras atividades.
Com o apoio de técnicos e especialistas, o Inmetro criou lista com 30 experimentos que serão colocados em prática no micro-ônibus.
Publicidade
O museu tem laboratório, bancada, microscópio, pia, monitor, três mesas grandes, televisão, vídeo, computador e outros acessórios. O micro-ônibus conta, ainda, com sistema de climatização, iluminação LED e gerador de energia. A previsão é de que no próximo ano o Museu Itinerante circule por 17 escolas de diversos municípios do Estado do Rio.
O Museu Itinerante é uma parceria entre o Inmetro, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), por meio da Truck Van, empresa que customizou o micro-ônibus.
Publicidade