Por paulo.gomes
Rio - O policiamento no Complexo do Alemão, na Zona Norte, está reforçado na manhã desta terça-feira. Na noite de segunda, quatro policiais militares foram baleados durante confrontos na comunidade de Nova Brasília. O Batalhão de Choque está no local para ajudar a equipe da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) local na segurança da região.
A ambulância que levava um PM baleado durante confronto no Complexo do Alemão capotou a caminho do Hospital Central da Polícia Militar, no EstácioOsvaldo Praddo / Agência O Dia

Mesmo com o clima tenso na região, o comércio funciona normalmente. No entanto, as ruas no entorno da base da UPP Nova Brasília estão praticamente vazias. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Estrada do Itararé está funcionando, mas conta com uma viatura da UPP no pátio. Além disso, as escolas das redes municipal e estadual também funcionam sem problemas.

Segundo alguns moradores, a circulação dos ônibus na região esteve irregular no início da manhã e passando sempre lotados. No entanto, a assessoria do Rio Ônibus, Sindicato das Empresas, afirma que não há informações sobre alterações na circulação do transporte no Complexo do Alemão.

PM ferido por estilhaços faz sinal de positivo em cama de hospital WhatsApp O DIA (98762-8248)

O primeiro PM foi baleado em confronto por volta das 18h na Nova Brasília. O sargento Hércules Barbosa foi ferido por estilhaços na perna. A equipe da UPP Nova Brasília que ele integrava patrulhava a região quando surpreendeu um grupo de criminosos armados. Houve confronto e o policial foi baleado. Jailson Pastro Pereira da Silva acabou preso. Ele estava com uma mochila com drogas e uma bomba de fabricação artesanal.

Levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, o sargento foi medicado e liberado. Cerca de quatro horas depois, os soldados Ximenes, Max Silva e Daniel de Oliveira Baltar acabaram feridos em novo tiroteio entre PMs e bandidos, na localidade conhecida como Largo da Vivi. Os três policiais foram socorridos na unidade de saúde. Max Silva foi baleado após um tiro de fuzil calibre 7.62 acertar uma parede e ricochetear. Ele levou pontos na cabeça e foi liberado. Já o PM Baltar, atingido na perna e no rosto, passou por cirurgia e permanece internado em estado estável.

Baleado no tórax, o soldado Ximenes deu entrada no hospital em estado grave. Após ter o quadro clínico estabilizado, ele estava sendo transferido para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio. De acordo com o médico José Henrique Dias da Silva, dez minutos após deixar o Getúlio Vargas, a ambulância foi atingida em cheio no cruzamento por um Renault Logan prata. O veículo capotou, parando no meio-fio em frente ao edifício número 1.034 da Rua Conde de Agrolongo. Ele disse que a sirene estava ligada e o motorista seguia em velocidade moderada.
Publicidade
"Nossa primeira preocupação era saber se o policial estava bem e retirá-lo do veículo. Com o impacto a maca ficou presa. Ele estava consciente e sua situação clínica estabilizada. A ambulância da PM chegou 15 minutos depois e seguiu levando o paciente para o HCPM", descreveu o médico.