Por paloma.savedra
Rio - O Porto do Rio vai receber, nesta sexta-feira, um reforço para os meios de transporte da região. A barca Pão de Açúcar e mais quatro novos trens para a SuperVia chegarão pelo cargueiro Da Ling. Os equipamentos foram encomendados pelo Governo do Estado e saíram da cidade de Ganghzou, na China, no dia 15 de novembro.
A barca Pão de Açúcar vai integrar a linha Praça XV-Arariboia e poderá substituir duas embarcações tradicionais, com previsão de transportar 30 mil passageiros por dia. De acordo com a secretária de Transportes, Tatiana Carius, outras seis barcas do mesmo porte serão totalmente integradas à frota já no ano que vem. Segundo a secretaria, juntas, as sete embarcações vão possibilitar uma oferta de 24 mil lugares por hora no horário de rush, o dobro da média de passageiros transportados hoje no trajeto Praça XV-Arariboia.
Publicidade
Com capacidade para transportar 2 mil passageiros, as novas barcas têm dupla proa, ar-condicionado, janelas panorâmicas, bicicletário e espaço exclusivo para cadeirantes, além de dois andares, com possibilidade de embarque e desembarque simultâneos.
De 100 trens chineses, 50 já chegaram
Publicidade
Já os trens poderão ampliar a oferta diária em 48 mil lugares para os passageiros dos ramais ferroviários do Grande Rio. Do total de 100 trens chineses comprados pelo Estado, 50 já estão em operação.
Com capacidade para transportar 1,2 mil pessoas, cada veículo chinês conta com refrigeração, passagem interna entre os carros, sistema que impede a abertura de portas durante as viagens, circuito interno de segurança, bagageiros, interiores mais amplos e iluminados, além de painéis de LED.
Publicidade
Da frota de 200 trens da concessionária SuperVia, 135 já são refrigerados. Até o fim de 2015, toda a frota contará com ar-condicionado.