Por thiago.antunes
Rio - Centenas de alunos da Univerisade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) apoiaram, desde o começo da tarde desta quarta-feira, um protesto de funcionários terceirizados da instituição, que estariam sem receber os salários relativos ao mês de dezembro, incluindo vencimentos do 13º.
Parte do grupo carregou cartazes e faixas com dizeres de apoio ao protesto, com dizeres como 'Trabalhar sem receber é escravidão' e 'Reitoria e Construir, cadê nosso pagamento?", citando a empresa contratada pela Uerj para prestar serviços de limpeza.
Publicidade
Hall de entrada da Uerj%3A lixo pelo chão em protesto contra atraso de saláriosFoto do leitor

Durante o protesto, os alunos espalharam muito lixo pelo hall e outros andares da universidade. Os elevadores também não estão circulando. A atitude dos alunos dividiu opiniões. No Facebook, houve manifestações à favor da causa e contra. "Ótimo protesto, bem na entrada principal", escreveu um aluno. "Minha opinião é a seguinte: protesto é lícito mas tem um limite. Cruzar os braços é uma coisa, emporcalhar a faculdade é outra. Não apoio esse tipo de iniciativa", relatou outra aluna.

Até o momento, nenhum incidente foi registrado durante a manifestação. Uma chapa do centro acadêmico de Psicologia divulgou nota, no Facebook, apoiando o ato.

A empresa CONSTRUIR, contratada para prestação à UERJ de serviços de limpeza, manejo de elevadores, entre outros, que já havia apresentado atraso de pagamento de 15 dias no mês de novembro, NÃO PAGOU O SALÁRIO DE SEUS FUNCIONÁRIOS NO MÊS DE DEZEMBRO! Funcionários da empresa DINAMICA, que prestam serviços de segurança à instituição, também se encontram na MESMA SITUAÇÃO.

Entendemos que é de responsabilidade da UERJ a criação de condições dignas de trabalho aos terceirizados, inclusive no sentido de evitar situações de atraso como esta. Denunciamos o descaso da Reitoria da universidade quanto ao ocorrido, tendo em vista que nenhuma solução foi apontada até o momento. Basta de salários atrasados e condições precárias de trabalho!

Uerj alega problemas financeiros e antecipa recesso de fim de ano

Por meio de nota, a Reitoria da Uerj informou que a universidade está com déficit orçamentário de R$ 23 milhões "que a impede de honrar vários compromissos, em especial com empresas terceirizadas de serviços (limpeza, segurança e outros)". 

No texto, a universidade afirma ainda que o Estado do Rio teve problemas "graves" com a arrecadação por conta da diinuição dos royalties do petróleo e outras situações. Em decorrência disso, o governo teve dificuldades na suplementação orçamentária da instituição. 

Em decorrência do problema, a instituição decidiu antecipar o recesso de fim de ano para esta quinta-feira (18 de dezembro) e que o retorno sós erá realizado com a situação normalizada. A Reitoria declarou ainda que está comprometida.