Por paloma.savedra
Rio - A primeira turma indígena em ensino fundamental presencial no estado do Rio acaba de se formar. Um grupo de 25 estudantes do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da aldeia guarani de Angra dos Reis recebeu o diploma de conclusão dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano).
O projeto EJA Guarani é realizado pela Prefeitura de Angra dos Reis e oferece a escolaridade aos indígenas da única aldeia oficialmente demarcada do Rio de Janeiro. O programa é coordenado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e acontece na Escola Municipal Professor Francisco de Assis de Oliveira Diniz, no Bracuí.
Alunos da primeira turma de ensino fundamental presencial do Rio discursam durante conclusão do cursoDivulgação

Para a subsecretária de Ciência e Tecnologia, Jane Aparecida, a formatura foi mais uma vitória para os moradores da aldeia. "Ver essa turma se formando, após terem enfrentando tantas dificuldades é realmente emocionante. Esperamos que consigam seguir os estudos para que, quem sabe, possamos formar mais professores indígenas, devido ao número de crianças que vivem na aldeia", declarou Jane.

Publicidade
Projeto tem parceria com diversas universidades
As aulas do EJA Guarani fazem parte de um projeto de educação escolar específico, diferenciado, intercultural e bilíngue. A Aldeia Sapukai possui aproximadamente 500 moradores. O projeto conta com a atuação de docentes da rede municipal de Angra dos Reis, com a Coordenação Pedagógica da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia do município, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
Publicidade