Por paloma.savedra
Rio - O prefeito Eduardo Paes confirmou nesta quinta-feira o reajuste das passagens de ônibus para o início de janeiro de 2015. Segundo ele, a medida atende ao contrato com as concessionárias, e o valor, ainda não definido, será determinado pelos cálculos da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A declaração foi dada durante reunião do Conselho da Cidade, no Palácio da Cidade, em Botafogo, Zona Sul do Rio, para divulgação do balanço de ações e projetos realizados neste ano pela Prefeitura.
Paes confirmou o reajuste das passagens de ônibus no início de 2015 durante evento de divulgação das metas para a cidade no próximo anoLevy Ribeiro/Agência O Dia

"O aumento será no começo do mês, como é todo ano, previsto em contrato. O valor ainda não foi calculado, mas tem um índice, uma equação matemática. É só aplicar os índices da FGV e se chega ao valor", disse o prefeito.

Pezão define aumento das passagens dos ônibus intermunicipais

Os usuários dos ônibus intermunicipais também terão que preparar o bolso: o governador Luiz Fernando Pezão já anunciou o reajuste de 6,56% nas passagens dos coletivos que fazem o serviço. 

'Próximo ano será desafiador', diz PaesAlém de confirmar o aumento das passagens, Paes disse que em outubro de 2015 a forma de calcular as tarifas será revista. Em palestra aos conselheiros da cidade, ele afirmou que pretende que o valor seja calculado em cima dos gastos ao invés dos lucros. No contrato em vigor estava previsto que um novo cálculo seria aplicado após cinco anos da execução do mesmo.

"Faremos o reequilíbrio. Isso não significa que seja reajuste, aumento ou diminuição de preço. É uma repactuação do contrato", declarou o prefeito.