Por paloma.savedra
Rio - A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) vai processar a empresa Construir, contratada para a limpeza e manutenção do campus de Vila Isabel, pela "interrupção intempestiva dos serviços" sem comunicar a instituição. Nesta quarta-feira, diversos funcionários da terceirizada fizeram um protesto na unidade por conta da falta de pagamento. O ato ganhou ainda o apoio dos estudantes, que junto aos manifestantes, espalharam lixo pelos corredores do prédio. 
Publicidade
A Uerj alega que a medida da empresa criou riscos à instituição e, por isso, a terceirizada já está sendo acionada judicialmente. A empresa, no entanto, estava sem receber o pagamento há três meses. A universidade chegou a antecipar o recesso de fim de ano por problemas financeiros: um déficit de R$ 23 milhões. 
Hall de entrada da Uerj%3A lixo pelo chão em protesto contra atraso de saláriosFoto do leitor

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e a Uerj informaram ainda que, juntas, já iniciaram o processo de resolução dos problemas enfrentados pela universidade. De acordo com o órgão, a empresa responsável pela limpeza teve parte de seu débito regularizada e assumiu o compromisso de efetuar imediatamente o pagamento dos salários de seus funcionários.

Funcionários da limpeza espalharam lixo pelo chão da universidade e seguraram cartazes de protesto à falta de pagamentoReprodução Facebook

A secretaria garantiu ainda que já providenciou o início da limpeza de toda a universidade, que ficou completamente suja com o protesto desta quarta-feira. No texto, a Reitoria afirma que a decisão pela antecipação do recesso foi tomada para impedir riscos desnecessários à integridade da instituição. Além disso, a insituição diz que, em curto prazo, a situação será resolvida.