Por bianca.lobianco
Rio - A cúpula da Polícia Militar decidiu trocar o comando de 16 das 38 Unidades de Polícia Pacificadoras do Rio de Janeiro. O boletim interno foi divulgado neste sábado. As UPPs do Alemão e do Lins tiveram apenas os subcomandantes exportados, não alterando o comando das unidades. A troca ocorre em um momento em que as Unidades de Polícia Pacificadoras do Complexo do Alemão, na Zona Norte, foram palcos de recentes ataques violentos contra policiais militares. 
De acordo com o documento, o major Bruno Amaral de Magalhães deixa o comando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Macacos e vai para a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP).
Publicidade
O capitão Adelino Medeiros de Azevedo assume o comando da UPP Macacos e deixa o comando da UPP São João. Já o capitão Leandro Carlou dos Santos deixa o comando da UPP Cerro-Corá para poder comandar a UPP São João.
Para o comando da UPP Cerro-Corá o escolhido foi o tenente Ulisses Estevam de Barros, que então ocupava o cargo de subcomandante da UPP Nova Brasília. O capitão Paulo Cesar de Ramos Filho deixa o comando da UPP Nova Brasília. Para o lugar dele vai o major Leonardo Gomes Zuma, até então lotado na Coordenadoria de Polícia Pacificadora.
Publicidade
O major Felipe Gonçalves Romeu deixa o comando da UPP Cidade de Deus e vai para a CPP. Para o lugar dele vai a major Alessandra Veruschka Carvalhaes, que deixa o comando da UPP Caju. Já a capitã Joyce Albuquerque da Rocha Leite deixa o comando da UPP Batan para assumir o comando da UPP Caju. O tenente Ronald Gonçalves de Carvalho é o escolhido para comandar a UPP Batan, para isso ele deixa o subcomando da UPP Lins.
O major Sidnei Robson Pazini da Silveira deixa o comando da UPP São Carlos e vai para a CPP. Para o lugar dele, a escolhida foi a major Camille Janaine Jubram Dib, que estava no comando da UPP Arará/Mandela. O comando da UPP Arará/Mandela passa a ser do capitão Carlos Henrique Carvalho Barrim, que deixa o comando da UPP Formiga. O tenente Anderson Azevedo Galvão, que até então estava na CPP, passa a comandar a UPP Formiga.
Publicidade
O major Rodrigo Marques Rodrigues deixa o comando da UPP Coroa/Fallet/Fogueteiro. Para o lugar dele, vai o capitão Luis Gustavo Antunes Freitas, que estava no comando da UPP Turano. Já o capitão Gabriel Wagner Rosella deixa o comando da UPP Vila Kennedy para assumir o comando da UPP Turano e o capitão Leo Ludolff deixa o comando da UPP Chatuba para assumir o da UPP Vila Kennedy. Para a Chatuba vai o tenente Rafael Bandeira de Almeida, que era subcomandante da UPP Alemão.
Troca de comando também entre as UPPs Camarista Méier e Santa Marta. O tenente Gustavo Castanheira Matheus deixa o comando da UPP Camarista e passa a comandar a UPP Santa Marta, enquanto o capitão Marcio de Almeida Rocha deixa o comando da Santa Marta para assumir o da Camarista.