Por paloma.savedra
Rio - Um dos traficantes mais procurados do Rio deu outra demonstração clara de que pode cometer crimes e circular pela cidade livremente, sem ser visto nem preso. Uma semana após invadir um depósito e roubar 193 motos apreendidas — como o SBT mostrou segunda-feira —, Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, mandou comparsas do Morro da Pedreira, em Costa Barros, devolver 97 veículos ao mesmo pátio de onde foram retiradas. As motocicletas começaram a ser entregues ontem no depósito da empresa Rodando Legal, na Fazenda Botafogo.

A polícia ainda não sabe se as devolvidas são as mesmas roubadas pelo bando. Para isso, investigadores aguardam que a empresa entregue uma relação com os modelos e placas levados. Até a noite desta quarta-feira, a lista ainda estava em poder da Rodando Legal. Dois vigias prestaram depoimento ontem na 40ª DP (Honório Gurgel) e contaram que foram rendidos por 30 bandidos armados com fuzis e pistolas.

Celso Pinheiro Pimenta%2C o Playboy%2C é um dos traficantes mais procurados do Rio. Ele seria o chefe do tráfico na Pedreira%2C em Costa BarrosDivulgação / Disque Denúncia

Antes, porém, dois criminosos em motocicletas verificaram pelo portão se havia segurança ou câmeras no local. Os vigilantes também ressaltaram que não há equipamento de filmagem na empresa e que, por diversas vezes, pediram que jovens da comunidade vizinha deixassem o pátio porque estavam furtando peças das motos.

Eram 3h do dia 31 quando o bando entrou no local. Os vigias ficaram sob a mira de dois fuzis, de costas para a cena, enquanto, segundo a investigação da polícia, Playboy comandava o ataque ao lado de seu homem de confiança, Vanilson Venâncio Gomes, o Tida. As testemunhas, no entanto, dizem não terem visto os rostos dos suspeitos, que estariam com toucas ninja e camisas na cabeça.

Irônico, Playboy ainda se passou por um ‘Papai Noel’ do crime: “Chega aí, pode pegar o que quiser. É presente de Natal”, disse a moradores o bandido, que tem 16 mandados de prisão pendentes e está foragido desde 2009, quando recebeu o benefício do sistema semiaberto e nunca mais voltou para a cadeia.

Ainda de acordo com a polícia, os bandidos perguntaram sobre as motos maiores e foram buscá-las no fundo do pátio. Muitas estavam sem chaves e as pessoas levaram do jeito que dava: pilotando ou empurrando. A ação durou 1h30 e só parou porque disparos foram feitos em direção à Pedreira.
Publicidade
Com a iminência de operação policial na comunidade, Playboy ordenou que um radiotransmissor fosse deixado no depósito terça-feira, por onde comunicou que as motos seriam devolvidas. Por volta das 5h de ontem, uma a uma, 97 motocicletas foram deixadas no portão da empresa por homens que se diziam mototaxistas.
Polícia cogita investigar empresa
Publicidade
Além do roubo, a polícia vai investigar a falta de controle da empresa sobre os veículos custodiados no local. No total, três mil motos apreendidas em blitzes por irregularidades administrativas estão no depósito, aguardando a retirada por seus donos. Um deles, o auxiliar de cinegrafista Ademilson Pereira, pagou mais de R$ 543 pelas diárias de sua moto nova, apreendida dia 19.
Parte das motocicletas devolvidas nesta quarta%3A para a polícia%2C devolução visa evitar ação da polícia em Costa BarrosReprodução

“Fiquei 15 dias tentando tirar minha moto, mas a burocracia me impediu. Em uma hora, o bandido leva quase 200. É um absurdo total”, criticou o rapaz, que pretende processar o estado. Segundo o Detro, os proprietários que apresentarem documentação serão ressarcidos pela Rodando Legal. Representante da empresa vai prestar depoimento hoje. O delegado Luiz Alberto de Andrade pediu todos os contratos e quer saber por que não há câmeras no local nem informação dos cadastros dos veículos. Ele disse que haverá desdobramentos na investigação sobre a contratação da empresa

Criminosos dão tiros em outro depósito à luz do dia

Publicidade
Na tentativa de intimidar funcionários da Rodando Legal que seriam chamados a depor, Playboy ordenou que comparsas fizessem disparos contra outro depósito da empresa, localizado na mesma rua Senador Mozart Lago. Bandidos atiraram no muro, em plena tarde de ontem. Ninguém ficou ferido.
Último remanescente da quadrilha de roubos a residências que aterrorizou o Rio no início da última década, Playboy sempre foi condescendente com ladrões em suas áreas de domínio. Tanto que a região onde fica o Morro da Pedreira, em Costa Barros, é um dos principais alvos de bandidos que roubam cargas e veículos. 
Publicidade
A periculosidade do bandido pode ser medida pelo alto valor da recompensa oferecida pelo Disque-Denúncia (2253-1177) por informações que levem à sua prisão: R$ 20 mil, uma das maiores já pagos. Já Tida, seu comparsa, também é procurado por homicídio e pelo tiroteio para resgatar traficantes do Fórum de Bangu, em 2013, que matou uma criança de 8 anos e um PM.
Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade