Por paulo.gomes
Rio - O maquinista Luiz Felipe Moreira Breves presta depoimento desde as 9h desta quinta-feira na 53ªDP (Mesquita). Ele estava envolvido no acidente entre dois trens da SuperVia, na noite da última segunda-feira, na Estação Presidente Juscelino, na Baixada Fluminense, onde mais de 200 pessoas ficaram feridas. Segundo o delegado Matheus Almeida, Luiz Felipe confessou ter avançado o sinal com a permissão do controlador de tráfego Fábio Oliveira Riboura.
No entanto, em depoimento na quarta-feira, Fábio Oliveira havia dito que não conseguiu comunicação com o maquinista. Ele ainda afirmou que apenas soube da colisão seis minutos depois do impacto. Na delegacia, o controlador assegurou que não houve nenhum problema nos trens via rádio ou sinalização. Ele não sabe dizer se houve falha no sistema e informou que não conseguiu ver a aproximação dos trens no sistema. O delegado afirmou que vai fazer uma acareação entre o maquinista e o controlador.
Publicidade
O delegado disse que não sabe se a conversa entre o maquinista e o controlador de tráfego foi gravada. Ele mandará um ofício para a SuperVia questionando isso e se o áudio foi gravado, irá solicitá-lo.
Matheus Almeida também reafirmou que o outro maquinista envolvido na colisão, Carlos Henrique da Silva França, terá que comparecer novamente na delegacia. Segundo o policial, há divergências entre o depoimento dele e de alguns passageiros.
Publicidade
Já o delegado José Resende, diretor do Departamento Geral de Polícia da Baixada afirmou que até quarta-feira foram 311 atendimentos na 53ªDP. Nesta quarta, até às 12h, foram 56. Também na quarta, no Instituto Médico Legal (IML) de Nova Iguaçu 260 pessoas foram atendidas.