Por thiago.antunes
Rio - Trabalhadores que têm de enfrentar o trânsito diário da Avenida Brasil para pegar no batente já estão prevendo ter de sair ainda mais cedo a partir de segunda-feira, devido às interdições que começam neste sábado, às 14h. Para a primeira fase das obras de instalação do BRT Transbrasil, que vai ligar Deodoro ao Centro, serão fechadas duas faixas de rolamento no sentido Zona Oeste e meia em direção ao Centro, em um trecho de 350 metros, na altura do Canal do Cunha, próximo à Refinaria de Manguinhos.
Moradora de São João de Meriti, Paola Melo é recepcionista no Centro do Rio há três anos e levantava às 6h para chegar ao trabalho às 8h, de ônibus. A partir dessa segunda, ela diz que passará a acordar às 5h para não se atrasar. “Acho que será péssimo e eu só fiquei sabendo ontem”, reclamou Paola.
Operadores de Trânsito orientam motoristas na Av.Brasil no trecho de Manguinhos e Canal do Cunha antes do fechamento para a implantação do sistema BRTEstefan Radovicz / Parceiro / Agência O Dia

Também morador da Baixada Fluminense, Carlos Bonifácio, eletrotécnico há 20 anos, diz que vai se preparar para sair ainda mais cedo. “Vou ter que sair de casa antes das 5h para estar aqui às 7h”, disse. Antes da mudança, ele saía de casa às 5h30.

Publicidade
Segundo a Secretaria Municipal de Obras, as interdições neste local vão durar quatro meses e as faixas exclusivas (seletivas) vão continuar em funcionamento. De 15h às 21h, a faixa seletiva da pista sentido Centro terá a direção invertida para minimizar os impactos no trânsito. A Prefeitura recomenda o uso do transporte público e que os motoristas prefiram a Linha Vermelha, Leopoldo Bulhões ou a Avenida Democráticos.
Sábado começa com retidões
Publicidade
O trânsito está com retidões na pista central da Avenida Brasil. Carros da prefeitura estão no local fazendo interdição de uma das pistas desde às 7h, sendo que o horário agendado era para depois das 14h.