Por thiago.antunes
Rio - Um leitor flagrou um trem da SuperVia viajando de portas abertas, na tarde desta quinta-feira. O vídeo, enviado pelo WhatsApp do DIA (98762-8248), mostra a composição com duas saídas abertas, uma delas totalmente, uma situação de risco para os passageiros. O técnico de operações Alexandre Alves Damasceno relatou ao DIA o problema.
"Não tinha ninguém segurando as portas. Por sorte o trem não estava tão cheio. Isso acontece com frequência. Eu já reclamei várias vezes com os homens que ficam lá na plataforma, mas eles escutam a nossa reclamação e não falam nada. A gente não vê nenhuma atitude sendo tomada", disse Damasceno.

O passageiro também reclamou das condições do serviço "Fora que ontem (quarta-feira) os trens estavam com horários totalmente irregulares, cheguei a esperar quase 1h de intervalo" contpu ele, que pega o trem todos os dias. "A gente tem visto alguns trens novos, outros reformados, mas no horário de meio-dia tem muito trem velho circulando. E é o pior horário. Eles nem deveriam estar na ativa, esses trens não tem ar-condicionado, muita gente acaba passando mal de tanto calor", concluiu.

Em nota, a SuperVia informou que todos os trens passam por inspeção diária e, quando detectado algum problema, são conduzidos para oficina. A companhia relatou que os danos podem ter sido causados por atos de infração. "Infelizmente, muitos dos danos registrados ao longo do percurso são causados pelo uso de pedras, moedas, pilhas, chaves de fenda e até vergalhões", diz trecho da nota.

Publicidade
A empresa disse ainda que adota procedimentos de segurança como a redução da velocidade da composição até a estação mais próxima em que uma equipe de pronto atendimento possa realizar vistoria e possível reparo.