Por marcello.victor
Rio - Um intenso tiroteio no Morro do Juramento assustou moradores dos bairro de Vicente de Carvalho, Tomás Coelho e adjacências, na Zona Norte do Rio, na noite desta sexta-feira. Por quase quatro horas eles descreveram em redes sociais e pelo WhatsApp do Dia (98762-8248) a intensidade do confronto entre bandidos de facções criminosas rivais. Muitos enviaram áudios do confronto. Uma estação do metrô e um clube chegaram a fechar. Uma mulher foi baleada nas imediações da comunidade. O policiamento foi reforçado na região.
O principal relato de moradores nas redes sociais e a principal suspeita da polícia é a de que traficantes da facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA) tenham invadido o Morro do Juramento, dominado pelo Comando Vermelho (CV). O ataque teria sido liderado por Celso Pinheiro Pimenta, conhecido como Playboy, chefe do tráfico no Complexo da Pedreira, em Costa Barros. A recompensa por informações que levem a sua prisão é a maior já oferecida pelo Estado do Rio de Janeiro: R$ 50 mil.
Publicidade
Informações ainda não confirmadas dão conta de que pelo menos cinco bandidos teriam sido mortos no confronto. Pelo WhatsApp do Dia, moradores da região informaram que várias explosões de granadas e rajadas de tiros eram ouvidas a todo instante, e balas traçantes cruzavam o céu na região. "Tiroteio pesadão aqui no Juramento", disse um jovem em uma mensagem. O 41ºBPM (Irajá), responsável pelo patrulhamento na região informou que há reforço na região, mas não confirmou a invasão. Um helicóptero também sobrevoou o local.
O confronto começou por volta das 19h30 e se estendeu até pouco antes do fim da noite. A intensidade do tiroteio forçou o fechamento da estação do metrô de Tomás Coelho. A estação funcionou apenas para desembarque. Por volta das 20h, ela foi reaberta. Pelo Twitter, motoristas alertavam do perigo para quem passava pela Avenida Pastor Martin Luther King Jr. e Rua Silva Vale. Em grupos do WhatsApp, taxistas alertavam colegas sobre o confronto, para que evitassem a região.
Publicidade
O clube do Sesi, em Vicente de Carvalho, frequentado por moradores da região, também fechou as portas em razão da troca de tiros. O setor de lazer do estabelecimento costuma receber mais de 300 pessoas neste horário, que ocupam a piscina e outros equipamentos esportivos que ficam de frente para o morro.
Durante o tiroteio, Cristiane Santana Mendes foi ferida de raspão perto da casa onde mora, no Conjunto do Ipase, em Vicente de Carvalho. A bala que atingiu a vítima teria partido do Morro do Juramento, a cerca de um quilômetro de distância. Ela foi socorrida ao Hospital Estadual Getúlio Vargas (HGV), na Penha, medicada e liberada.
Publicidade
Na manhã da mesma sexta-feira, uma mulher já tinha sido baleada durante um tiroteio entre bandidos do Morro do Juramento e policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Segundo a PM, os militares faziam uma operação de combate ao tráfico no local e foram recebidos a tiros e revidaram. No confronto, Mariari Nascimento de Oliveira foi atingida por bala perdida e os policiais socorreram a vítima. Ela foi encaminhada para o HGV. Seu estado de saúde é desconhecido.