Por tiago.frederico
Rio - Tiroteios são registrados em diversas comunidades da Zona Norte do Rio nesta terça-feira. Em Rocha Miranda, Turiaçu e bairros próximos, moradores relatam ao WhatsApp do DIA (98762-8248) que intensa troca de tiros ocorre na comunidade do Faz Quem Quer. Policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) começaram nesta segunda-feira uma operação no local para coibir o tráfico de drogas. A ação segue nesta terça-feira, mas, segundo a PM, ainda não registro de prisões ou de apreensões.

"Desde sábado está um inferno aqui. Não estamos seguros nem na nossa própria casa", disse, indignada, uma moradora, que enviou um áudio do confronto, onde pode-se ouvir a troca de tiros. No início da manhã desta terça-feira, tiros foram ouvidos nas imediações da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Lins. Policiais vasculham a comunidade em busca dos responsáveis pelos disparos. De acordo com a Coordenadoria de Polícia Pacificadora, não houve registro de feridos ou prisões.

No Complexo da Maré, a Força de Pacificação realiza uma operação. Contudo, o objetivo da ação ainda não foi divulgado. De acordo com moradores, pelo menos duas pessoas já teriam sido mortas em confrontos na região.

"Estamos encurralados dentro de casa devido a um intenso tiroteio aqui na Vila dos Pinheiros. Um inferno. Não podemos nem comprar um pão na padaria", contou um morador. Segundo ele, a operação começou por volta das 8h40. Tiros também foram ouvidos numa localidade conhecida como Salsa e Merengue no conjunto de favelas.
Publicidade
Em sua conta no Twitter, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar informou que atua na Pedreira, favela de Costa Barros. O objetivo da ação também não foi divulgado. Pelo WhatsApp do DIA, moradores pedem que evite-se andar pelas regiões Rocha Miranda, Vicente de Carvalho, Colégio, Honório Gurgel, Guadalupe, Vaz Lobo.
Segundo as informações, bandidos da facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA) estariam reunidos no Morro da Pedreira com o intuito de tomar os morros do Jorge Turco, do Mundial, Proença Rosa, Faz Quem Quer, Vaz lobo, Juramento, entre outros, que hoje sob estão sob o controle do Comando Vermelho (CV), outra facção criminosa.
Publicidade
Ainda de acordo com as informações, um caminhão estaria transportando bandidos da Vila Kosmos para o Morro do juramento. O trajeto incluiria os bairros citados acima.
Nesta segunda-feira, policiais militares do 9ºBPM (Rocha Miranda) realizaram operação no Morro do Faz Quem Quer. Na ação, houve confronto e um suspeito acabou morrendo. Além disso, policiais militares prenderam quatro pessoas e apreenderam uma pistola e material entorpecente. As investigações estão sob o comando da 29ª DP (Madureira).