Por marcello.victor
Rio - Um adolescente de 16 anos pode ser a mais nova vítima de bala perdida no Rio. Ele foi ferido nas costas após uma intensa troca de tiros entre policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Fazendinha, no Complexo do Alemão, na Zona Norte, e traficantes. O jovem está internado no Hospital Estadual Getúlio Vargas (HGV), na Penha. Ele foi submetido a uma cirurgia na madrugada desta terça-feira e está em observação. Ele pode ser a 18ª pessoa ferida por bala perdida nos últimos dez dias na Região Metropolitana, segundo levantamento do DIA. O policiamento foi reforçado na comunidade, segundo a PM.
Publicidade
De acordo com o Comando de Polícia Pacificadora (CPP), os PMs foram recebidos a tiros por bandidos durante um patrulhamento na localidade conhecida como Inferno Verde. Após o confronto, os marginais fugiram. Pouco tempo depois, o adolescente deu entrada baleado no HGV. Em nota, a PM esclareceu que que nenhuma base da UPP foi atacada. As armas dos militares foram apreendidas pela Polícia Civil. O comando da UPP Fazendinha determinou a abertura de uma averiguação sumária. O caso está sendo apreciado na 22ª DP (Penha).
No hospital, o irmão mais velho do adolescente, que preferiu não se identificar, disse que ele foi ferido depois da troca de tiros entre PMs da UPP e bandidos. Como a situação já teria acalmado, o grupo em que a vítima estava resolveu voltar para a praça onde conversava antes do confronto. Foi ouvido um barulho de um disparo de arma de fogo isolado e em seguida o menor tombou atingido nas costas.
Publicidade
"Fiquei nervoso, não sabia o que fazer. Não deixei ele dormir, porque ele estava querendo fechar o olho", disse o irmão no HGV. Segundo ele, confrontos acontecem na Fazendinha, mas que eles ocorreram pelo menos três vezes em uma semana.
Publicidade
Ainda segundo o irmão, a vítima foi socorrida de carro por um morador e levada para o HGV. A Polícia Civil investiga em que circunstância o adolescente foi ferido, sua identificação e se tem antecedentes criminais. Até às 3h, não havia definição se o caso seria registrado na 22ª DP ou na 45ª DP (Alemão).
Relembre as outras vítimas
Publicidade
26/01
Sandra Costa dos Santos, 58 anos, ferida na cabeça quando dormia, em Bangu
Publicidade
25/01
Adrienne Solan do Nascimento, 21 anos, morreu baleada na Rocinha.
Publicidade
25/01
Lilian Leal de Moraes, 13, ferida em Costa Barros na guerra entre traficantes.
Publicidade
25/01
Wilian Dias, 24 anos, Marcelo Marques dos Santos, 42, Milton dos Santos Mota, 56, e Norman Maria Silva Rego, 53, feridos em Mesquita durante tiroteio.
Publicidade
24/01
Caio Robert Carvalho Rodrigues, 15, baleado ao visitar amigos em Niterói.
Publicidade
24/01
Uma mulher e um adolescente ficaram feridos em tiroteio no Juramento.
Publicidade
23/01
Edilton de Jesus dos Santos, 20, atingido dentro do Parque Madureira.
Publicidade
22/01
Lavínia Crissiullo, 3, ferida no Estácio.
Publicidade
22/01
William Robaiana, 35, baleado em Santa Cruz.
20/01
Publicidade
Márcia Costa, 44, ferida em Bangu.
18/01
Publicidade
Asafe Ibrahim, 9, baleado no Sesi de Honório Gurgel, morreu dias depois.
17/01
Publicidade
Carlos Eduardo Rodrigues de Paula, 33, atingido por tiro em Bangu.
16/01
Publicidade
Larissa de Carvalho, 4, morreu após ser atingida por bala perdida ao sair de restaurante em Bangu.