Por paloma.savedra

Rio - As mudanças viárias no Centro para o Carnaval começam a partir desta quinta-feira. Por conta das alterações no trânsito para a passagem dos carros alegóricos e do fechamento da Avenida Rio Branco, a Riotur fez um alerta e pediu que motoristas evitassem a região. Além disso, Estado e município decretaram ponto facultativo nesta sexta-feira. 

"As pessoas devem evitar circular no Centro a partir de sexta-feira", declarou o secretário de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, em coletiva realizada na manhã desta segunda-feira na Riotur. Ele lembrou ainda que a Avenida Presidente Antônio Carlos também estará no trajeto dos desfiles dos blocos que foram remanejados da Rio Branco para a via. 

Avenida Presidente Vargas será fechada a partir do primeiro minuto desta sexta-feira (13) para a passagem de carros alegóricosCarlos Moraes / Agência O Dia

"Este ano será bastante trabalhoso devido a todas essas alterações e o esquema de mobilização será maior", afirmou Antônio Pedro, pedindo ainda aos cariocas e turistas que priorizem o transporte público, em especial o metrô. Ao todo, serão 690 agentes de trânsito atuando na região. O esquema também contará com 65 painéis luminosos e 20 reboques exclusivos. A Riotur planeja que a cidade vai receber cerca de 917 mil turistas e que o Carnaval de movimentar aproximadamente R$ 1 bilhão.

Os foliões devem ficar atentos às alterações na região a partir das 23h de quinta-feira, quando a Via Binário for totalmente fechada. A via só será reaberta às 6h de sexta-feira. Já às 24h de quinta-feira, a pista central da Presidente Vargas será fechada para a passagem dos carros alegóricos do grupo de acesso, no sentido da Praça da Bandeira.

O desfile do Bloco da Bola Preta, no sábado, também vão complicar o trânsito na região. As avenidas Rio Branco e Primeiro de Março serão fechados a partir das 6h. As vias só serão reabertas às 14h30.

'Não temos como controlar todos os blocos'

Apesar da exigência da Prefeitura para que os blocos se cadastrem e solicitem autorização para sair no carnaval, o secretário de Turismo admitiu que há possibilidade de outros grupos ocuparem as ruas, mesmo sem autorização. 

Segundo Antônio Pedro, há manifestações populares espontâneas, que muitas vezes não há como controlar: "Nós pedimos que avisem à prefeitura para que possamos nos organizar e montar um planejamento. Mas não temos como controlar maniefstações espontâneas. Se um bloco quiser sair espontaneamente, não temos controle sobre isso", admitiu o secretário. 

Metrô aberto 24 horas

Segundo a Prefeitura, 250 linhas de ônibus tiveram o itinerário alterado para esquema especial de carnaval. A operação ocorrerá de sexta-feira até a quarta-feira de cinzas (dia 17). Já o metrô vai funcionar 24 horas por dia, com exceção de algumas estações que serão fechadas. 

A Secretaria de Ordem Pública também vai reforçar o trabalho de ordenamento das ruas neste período: 779 agentes vão atuar no entorno do Sambódromo e coibir vendas e estacionamento irregulares. Serão montadas 34 barreiras no entorno do Sambódromo. Ao todo, 174 vendedores ambulantes foram cadastrados para trabalhar no entorno da sapucaí, em pontos fixos.





Você pode gostar