Por nicolas.satriano
O bico da aeronave que seguia para Natal ficou completamente amassado após passar por uma tempestade de granizoReprodução / TV Globo

Rio - Um raio danificou o radar meteorológico do avião que fazia o voo JJ 3307, do Rio de Janeiro para Natal, capital do Rio Grande do Norte, na tarde de domingo.

Com a descarga elétrica, o equipamento que monitora as condições climáticas da aeronave parou de funcionar e os pilotos acabaram entrando, inadvertidamente. em uma nuvem com chuva de granizo, o que amassou muito o nariz do avião.

Com o duplo acidente, ocorridos logo após a decolagem, às 17h, os tripulantes resolveram voltar para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, de onde tinham decolado.

A TAM, empresa aérea dona da aeronave, divulgou na noite desta segunda-feira que o raio causou o problema e informou que há uma investigação em andamento para apurar a ocorrência. Além disso, a empresa afirmou, no mesmo comunicado, que está prestando todos os esclarecimentos necessários para as autoridades da Aeronáutica, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Segundo a nota da TAM, por causa do raio e da entrada do avião na nuvem de granizo, com a consequente avaria, a tripulação, seguindo todos os protocolos de segurança, adotou curso para retornar ao Galeão, mais adequado para o pouso naquele momento.

“No trajeto, (o avião) passou por uma área de turbulência e granizo que não foi detectada pelo radar danificado. O pouso foi realizado no Aeroporto Internacional do Galeão, às 18h01, com total segurança para os passageiros e tripulantes”. diz a nota da companhia.

Ainda no domingo, a RioGaleão, concessionária que administra o aeroporto, informou que os passageiros do voo JJ 3307 não tiveram nenhum problema e seguiram viagem em outras aeronaves com destino a Natal.

A TAM reforçou ainda que seus pilotos são treinados para atuar em situações desse tipo e que todas as suas operações visam o bem-estar de seus clientes e funcionários.

Você pode gostar