Por marcello.victor

Rio - Três policias foram baleados, dois suspeitos mortos, outros dois baleados e dois menores foram apreendidos nesta segunda-feira, em confrontos nos morros do Salgueiro e do Turano, na região da Grande Tijuca, na Zona Norte do Rio. Em represália a morte de Jeferson Machado Ribeiro da Silva, de 23 anos, moradores apedrejaram um ônibus e alguns carros de moradores da Tijuca teriam sido depredados. O policiamento está reforçado na região.

O clima de tensão na Tijuca começou à tarde, por volta das 17h. Policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro do Salgueiro trocaram tiros com bandidos quando checavam uma denúncia sobre um paiol de drogas na comunidade. Um PM foi ferido na mão. Jeferson, porém acabou morrendo. Segundo a PM, ele tinha uma posição importante na hierarquia do tráfico de drogas da região. Ainda segundo a polícia, o acusado tinha antecedentes criminais por porte ilegal de armas, tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Vidro do ônibus depredado na Tijuca ficou espalhado pela viaOsvaldo Praddo / Agência O Dia

A situação na comunidade voltou a ficar crítica por volta das 20h, quando traficantes atacaram a base da UPP do Salgueiro, na Rua General Roca. A construção foi atingida por dois disparos e um PM da unidade também foi atingido por dois tiros na perna. Após o confronto uma grande confusão foi registrada. Em represália pela morte de Jeferson, supostos moradores tentaram atear fogo a um ônibus da linha 409 (Saens Peña-Jardim Botânico), no ponto final, na Praça Gabriel Soares. O veículo acabou com os vidros depredados. Um registro de ocorrência foi feito na 19ª DP (Tijuca).

Segundo a polícia, dois suspeitos que teriam participado do confronto no Salgueiro e tentaram fugir por uma rota para o Morro do Turano, no Rio Comprido, foram baleados. Um jovem identificado como Pedro Luís e um menor foram baleados. Levados para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, o adulto não resistiu e morreu. Duas pistolas e munição foram apreendidas e levadas para a 17ª DP (São Cristóvão), onde a ocorrência foi registrada. O material foi apreendido com Carlos William Vieira de Souza e um menor, segundo a PM.

Os dois PMs feridos no Morro do Salgueiro estão internados no Hospital Central da corporação, no Estácio. Durante a madrugada o policiamento estava reforçado na região, com homens do Batalhão de Choque próximo a UPP, na Rua General Roca, e policiais do 6º BPM (Tijuca), na Praça Gabriel Soares.

Por volta das 19h, no Morro da Providência, no Centro, o soldado do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Felipe Schreiber foi baleado no braço, na localidade conhecida como Pedra Lisa. A guarnição em que ele estava foi surpreendida e atacada por traficantes durante um patrulhamento na comunidade. Ninguém foi preso.

Você pode gostar