Por marcello.victor

Rio - Um ônibus da linha 711 (Rio Comprido - Rocha Miranda) foi incendiado e um carro foi atingido pelas chamas em um ataque de bandidos na Rua Aristides Lobo, no Rio Comprido, na Zona Norte, na noite desta terça-feira. Os criminosos obrigaram o motorista e os passageiros a deixarem o coletivo e atearam fogo. O local fica próximo a acessos ao Morro de São Carlos. A polícia, no entanto, investiga se a ação seria uma represália de marginais ligados a um suspeito que morreu e um menor que foi baleado após confronto com PMs de UPP no Morro do Turano, no mesmo bairro, na noite de segunda-feira.

O ônibus da linha 711 (Rio Comprido - Rocha Miranda) foi incendiado por criminosos na noite de terça-feira%2C no Rio Comprido. Apesar do susto%2C ninguém ficou feridoOsvaldo Praddo / Agência O Dia

De acordo com o motorista do ônibus da Transportes Estrela, de 45 anos, ele saiu do ponto final na Praça Condessa Paulo de Frontin, às 21h59, com 15 passageiros a bordo. Pouco menos de um quilômetro depois, ele parou no primeiro ponto, em frente ao Condomínio Jardim Tijuca, na Rua Aristides Lobo para que uma passageira descesse. Dois jovens de cerca de 18 anos fizeram sinal e um deles entrou no coletivo colocando um capacete.

"Ainda brinquei com ele: 'e aí meu rei, vai viajar de capacete'? Ele botou a mão na cintura para me intimidar, mandou que eu abrisse a porta traseira e avisasse aos passageiros que era para que todos descessem. Ele repetiu insistentemente que aquilo não era um assalto. Não vi armas", relembrou o condutor do ônibus, afirmando que as três motos estavam estacionadas no local e que os garupas realizaram a ação.

Com todos os passageiros e o motorista fora do veículo, o jovem pegou um coquetel molotov com um dos comparsas que estava do lado de fora do ônibus e ateou fogo. Os dois criminosos fugiram na garupa de outros dois homens e um sozinho em outra moto que davam cobertura a ação. Ainda segundo o motorista, ninguém foi agredido ou assaltado pelo grupo. Segundo uma testemunha, os veículos seguiram pela Aristides Lobo e entraram na Rua Barão de Itapagipe. A via cruza a Avenida Paulo de Frontin e dá acesso a Rua do Bispo, que margeia o Morro do Turano.

As chamas destruíram o ônibus e atingiram o Gol branco, placa KMW-5884, que estava estacionado na rua e também foi consumido pelo fogo. Uma árvore e a rede elétrica também foram atingidos. Um trecho da via ficou sem energia e afetou o sistema a rede de internet e TV a cabo. No trecho do incidente, próximo a Rua Maia Lacerda, funciona um pólo têxtil com várias malharias, além de lojas de venda de tecidos. Nenhuma foi atingida e não houve feridos.

Na fuga, um dos bandidos roubou o celular de uma jovem que passava pelo local. Segundo o namorado dela, de 18 anos, após atear fogo o grupo riu da situação e fugiu calmamente pela Rua Barão de Itapagipe, um minuto antes da chegada de policiais do 4ºBPM (São Cristóvão). "Dois deles colocaram fogo no ônibus. Estavam armados. A tranquilidade deles me impressionou", disse, ainda surpreso.

Um carro acabou atingido pelas chamas do ônibus que foi incendiado na Rua Aristides Lobo%2C no Rio CompridoOsvaldo Praddo / Agência O Dia

Bombeiros do quartel da Tijuca foram acionados e controlaram o incêndio. Peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli realizaram uma perícia no local. De acordo com policiais da 6ªDP (Cidade Nova), a informação de represália pela morte de dois suspeitos no Morro do Turano será investigada. Imagens de estabelecimentos e da Rua Aristides Lobo serão analisadas para tentar identificar os suspeitos do crime.

Refeito do susto, o motorista do ônibus disse na 6ªDP que não desistirá da profissão que exerce há seis meses. "Demorou até entender o que estava acontecendo. Só fiquei legal quando me vi fora do ônibus, que o criminoso desceu, que já não tinha mais passageiros e o ônibus começando a pegar fogo. Mas nada disso me desmotiva na minha decisão de ser rodoviário", disse o condutor, que fazia sua última viagem e que teve a autorização de um dos bandidos para pegar sua a bolsa antes que o coletivo fosse incendiado.

De acordo com um supervisor da Transportes Estrela, pelo menos quatro ônibus da empresa foram incendiados nos últimos sete meses. Além do Rio Comprido, houve incidentes com coletivos no Lins de Vasconcelos, na Mangueira e na Praça Seca.

Você pode gostar